Mais uma marca impressionante para um dos principais pilotos do rally mundial. Ao conquistar o Rally de Portugal, quinta etapa do WRC 2024, Sebastian Ogier, ao lado do navegador Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally 1 Hybrid / Gazoo Racing) chegou à sua 60ª vitória na competição, a sexta na prova portuguesa. O octacampeão faz este ano uma temporada parcial e já havia levado terminado na frente o Rally da Croácia.
Nas velozes especiais de terra da região do Porto, o francês contou com a ajuda do companheiro de equipe e bicampeão Kalle Rovanpera. O finlandês aparecia 6s7 à frente de Ogier na segunda especial do sábado (SS12), mas perdeu um ponto de freada e capotou ao passar sobre um pedaço de árvore.
A partir daí, Ott Tanak / Martin Jarveoja (Hyundai i20N Rally 1 Hybrid / HWRT) passaram a ser a principal ameaça. Os campeões mundiais de 2019 tentaram até o fim, mas ficaram a 7s9 da dupla vencedora. Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai i20N Rally 1 Hybrid / HWRT) completaram o pódio. Um resultado importante para manter a liderança isolada do campeonato, já que Elfyn Evans / Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally 1 Hybrid / Gazoo Racing) não foram além do sexto lugar.
Na classe Rally 2, mais uma vitória dos russos Nikolay Gryazin / Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2).
Morales
O Brasil também foi ao pódio no Rally de Portugal. Ao lado do boliviano Bruno Bulacia, o navegador Gabriel Morales terminou em terceiro na classificação do WRC3 (equivalente ao Mundial Júnior), com um Ford Fiesta. A vitória na categoria ficou com o paraguaio Diego Domínguez e o espanhol Rogelio Penate, também com um Fiesta.
Siga o Racemotor no: