Começa na Argentina o Rally Ruta 40, penúltima prova do Mundial

O Mundial de Rally Raid (W2RC) está na Argentina para a quarta de suas cinco provas da temporada. O Desafio Ruta 40 desta vez começa e termina em uma cidade que é sinônimo da modalidade no país vizinho: Córdoba. Por décadas palco de uma etapa do WRC que reunia milhões de espectadores ao longo do percurso.

O prólogo deste domingo, aliás, foi disputado em uma das especiais lendárias do Rally Argentina: El Condor – Copina, com 17 km entre trechos sinuosos e com duas pontes ao longo do caminho. Para as motos, que iniciaram cedo a disputa, a dificuldade foi a neblina intensa. O mais rápido foi o espanhol Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy HRC), vencedor do Ruta 40 no ano passado.

Ao contrário do que ocorreu em Portugal, Honda, Gasgas e Husqvarna encaram a prova argentina com força máxima. A novidade é a estreia do chileno Jose Ignacio Cornejo pela Hero. Kevin Benavides e a KTM ficam de fora – o vencedor do Dakar 2023 sofreu uma queda quando treinava.

Brasileiros

Nos carros, Nasser Al-Attiyah / Edouard Boulanger (Prodrive Hunter T1+ / Nasser Racing – Prodrive) fecharam o prólogo 22s à frente de Yazeed Al-Rajhi / Timo Gottschalk (Toyota GR Hilux DKR / Yazeed Racing). Terceira posição na Ultimate para Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Prodrive Hunter T1+ / X Rally). Cristian Baumgart / Gustavo Gugelmin, com o outro Hunter da X Rally, ficaram em sétimo.

Um dos favoritos à vitória, Lucas Moraes (Toyota GR Hilux DKR / Gazoo Racing) teve um começo complicado. Ao lado do navegador espanhol Armand Monleon, precisou parar depois que uma pedra danificou a suspensão traseira direita e arrancou a roda Como o prólogo apenas define a ordem de largada da primeira especial, o prejuízo foi limitado, mas o paulista será o último a partir nesta segunda-feira, com o desafio das ultrapassagens constantes.

À vontade em um percurso travado, os UTVs terminaram entre os primeiros na geral das quatro rodas. Rokas Baciuska / Oriol Vidal (Can-Am Maverick / Can-Am Factory), P.3 na classificação combinada, venceram na Challenger (T3). Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR) ficaram em décimo na categoria. Yasir Seaidan / Michel Metge (Can-Am Maverick / Race World) foram os melhores na SSV (T4).

Nesta segunda (3), pilotos e navegadores encaram uma etapa de 381 km cronometrados em formato de laço (início e término em Córdoba). Ao todo o Ruta 40 tem 3.057 km, com 1.792 de especiais.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais