Fórmula G mostra esboço da máquina para a nova série elétrica

O Racemotor mostrou desde o começo o trabalho conjunto de Dilbagh Gill, ex-team principal da Mahindra na Fórmula E, e Nick Heidfeld para criar um novo campeonato de fórmula com máquinas movidas pela eletricidade. A série que nasceu como ACE Championship e se transformou na Fórmula G (FG Series) apresentou nesta quinta-feira (20) o visual de seu primeiro carro, que valerá por dois. Afinal, o FG-Twin será usado em duas categorias distintas.

A FG1 será a classe principal, com tração integral e potência máxima de 350kW. Já na FG2 apenas a tração traseira estará disponível, com um desempenho limitado para servir a pilotos de menor experiência como trampolim para a “irmã maior”.

Futurista

O desafio de dar formas ao FG-Twin ficou com Daniel Simon, designer com vários trabalhos no cinema (Tron Legacy, Top Gun Maverick) e também responsável pela decoração da extinta equipe Hispania / HRT no Mundial de F-1. Sua missão foi combinar o máximo de eficiência aerodinâmica com formas inéditas, que dessem personalidade ao equipamento. Especialmente na comparação com a Fórmula E.

Entre as características do FG-Twin estão o bico alto; as laterais recuadas com canalizações em sua parte dianteira e a asa traseira de dimensões generosas, um conceito que a F-E abandonou. “Como um projetista apaixonado por automobilismo, meu objetivo foi criar formas que chamassem a atenção por todos os ângulos. Tal preocupação com a estética é rara nas máquinas de competição e espero que o resultado agrade aos pilotos e espectadores de todas as gerações”, disse Simon.

A expectativa é de que os testes de pista do FG-Twin comecem em breve. A promessa é de dar início à FG Series em 2025. A competição quer servir como suporte para campeonatos tradicionais ao redor do mundo, o que abre a possibilidade de vinda inclusive ao Brasil.

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