Diferentes marcas, cilindradas e trajetórias, mas um ponto em comum. Todas motos fabricadas até 1999 e que ajudam a contar a história do off-road no Brasil em seus tempos românticos. Elas foram as estrelas da quinta edição do Queens of the Mountains, encontro criado para valorizar a tradição do esporte e preservá-la.
O local, mais uma vez, não poderia ser mais indicado: o estacionamento do Bar do Marcinho, em Macacos, distrito de Nova Lima (MG), onde também está o Marco Zero do Ecomuseu do Off-Road. Um tradicional ponto de encontro das diferentes tribos das duas rodas, que testemunhou ao longo das décadas a evolução do trail e do enduro e se tornou palco de muitos bons momentos e lembranças.
Neste ano, não foi diferente. Pilotos, entusiastas, colecionadores de motos vintage e apoiadores do projeto se uniram para muita conversa boa, regada a música ao vivo e a um almoço com o melhor da cozinha mineira. Entre as presenças de destaque, a do presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Gustavo Jacob.
Nada menos que 150 motos foram inscritas, com verdadeiras raridades entre elas, como as Montesa Capra; Agrale 27.5, Yamaha DT 180 e MX 180, apenas para ficar nas mais ‘experientes’. A viagem no tempo incluiu um passeio por trilhas leves, para que essas veneráveis senhoras pudessem desfilar sem sustos. Algumas delas, aliás, ainda encaram competições, mostrando sua verdadeira vocação off-road.
Vintage
A proposta do Queens of the Mountains é fomentar o crescimento do hobby e impulsionar negócios no ecossistema off-road vintage no Brasil, oferecendo uma imersão em nostalgia e adrenalina. Parte de um projeto que inclui o Ecomuseu do Off-Road, como um ambiente de exposição de equipamentos, fotografias, vídeos e registros históricos.
“Chegamos à quinta edição do Queens, que se consolida e vem ganhando espaço a cada ano como o primeiro evento vintage dedicado à cultura off-road. Aumentamos o número de participantes e visitantes e este ano tivemos a possibilidade de os patrocinadores mostrarem seus produtos na área de exposição. Estamos muito felizes por entender que conquistamos um lugar como referência e chegamos à maturidade. Isso gera turismo, renda, perpetuação da cultura”, destaca Alexandre Diniz Cesar, idealizador do Queens of the Mountains.
Além da camisa exclusiva do evento, produzida pela Italian Braap e entregue a todos os inscritos, foi criado um layout único para um capacete off-road em homenagem ao evento. A cereja do bolo foi sorteada entre os participantes e ficou com Lucas Felipe Souza.
O evento contou com o patrocínio Ouro da Valence RAM e Valence Motors, e o patrocínio Prata da Krug Bier Cerveja Seu João Puro Malte. Além disso, teve o apoio de diversas empresas, incluindo o Museu da Moto Tiradentes, Tavares Race Parts, Borilli Racing, Monster, Trama Comunicação e Valore Custo Garage, bem como da Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais. A cobertura do evento foi realizada por Rogo Rodrigo Vieira Filmes, Revista Moto Lama, Motos 80 e 80, e as fotografias oficiais foram registradas por Angelo Savastano.