Gabriel Bortoleto (Invicta) é o novo vice-líder da Fórmula 2 após a segunda posição na Feature Race da nona etapa da temporada. Em Spa-Francorchamps (Bélgica), com pista seca, o paulista largou da P.2, foi superado por Isack Hadjar (Campos) mas, após o pitstop obrigatório para troca de pneus conseguiu ultrapassar o pole Paul Aron (Hitech Pulse-Eight).
Bortoleto chegou a ameaçar a liderança de Hadjar, mas o francês mostrou ter um carro melhor acertado para se manter na frente. Aron perdeu o pódio na última volta com a quebra do motor Mecachrome, o que levou o norte-americano Jak Crawford (DAMS) à terceira posição. Enzo Fittipaldi (Van Amersfoort Racing) abandonou.
“Estou bem feliz com nosso resultado por aqui. Foi um fim de semana de trabalho e, sobretudo, inteligência. Tínhamos um bom carro e mostramos isso na classificação, com o segundo tempo do grid. Infelizmente a corrida de ontem foi um caos e tivemos, efetivamente, duas voltas de corrida. Hoje, por outro lado, foi uma corrida legal. Apesar das duas interrupções com o safety-car eu consegui tirar o melhor do carro, tentei buscar a vitória, mas não tinha ritmo suficiente para passar o Hadjar. A segunda colocação foi excelente em termos de pontos”, disse Bortoleto.
O resultado permitiu a Hadjar ampliar a vantagem no campeonato, com 165 pontos. Bortoleto tem agora 129. Fittipaldi é o 11º, com 58.
Chuva
A Sprint Race da véspera teve apenas três voltas em bandeira verde. Adiada para o fim da tarde devido à chuva, a prova foi neutralizada com o safety car após o abandono de Pepe Marti (Campos) e em seguida interrompida com bandeira vermelha. A direção de corrida decidiu encerrá-la, com pontuação pela metade e apenas para os cinco primeiros. Vitória de Zak O’Sullivan (ART GP), seguido por Dennis Hauger (MP Motorsport) e Richard Verschoor (Trident). Bortoleto foi o décimo e Fittipaldi o 14º.
Siga o Racemotor no: