O automobilismo brasileiro voltará a contar com um circuito oval. O Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), passará a contar com uma pista de 3/4 de milha (1.205m) com duas retas e duas curvas, uma delas com inclinação de 16 graus.
O novo traçado será inaugurado em 17 de novembro, na última prova da Special Edition da Nascar Brasil. Ele tem por base uma pista de construída para testes de veículos da aliança Stellantis, que arrenda o autódromo, com uma extensão para completar o anel.
Thiago Marques, organizador da Nascar Brasil, lembrou que um dos objetivos da categoria era o de correr em uma pista semelhante às norte-americanas, para aumentar o vínculo com a Nascar. Se a expectativa inicial era de que isso aconteceria em 2025, foi possível antecipar os planos. “O tamanho escolhido de pista é um clássico das competições nos Estados Unidos. Então, desde o início, apoiamos esse modelo de traçado”, destacou o ex-piloto e dirigente.
Para Marco Túlio Ferreira dos Santos, diretor-geral do Circuito dos Cristais, a construção do oval é mais um passo para que o complexo de Curvelo retome seu protagonismo. “Acredito que estamos contribuindo ainda mais, para o rápido crescimento da NASCAR no nosso país. É uma grande oportunidade para o Circuito do Cristais voltar a ser palco dos grandes eventos de automobilismo do Brasil”. Na mesma data da Nascar, Curvelo receberá a Copa Truck.
“Roval”
O país já teve um circuito oval, ainda que com desenho bastante incomum. O Circuito Emerson Fittipaldi foi construído no Autódromo de Jacarepaguá para receber a Fórmula Indy de 1996 a 2000 e ganhou o apelido de “Roval” (de road + oval) por ter características de pistas mistas. Como as duas retas tinham tamanhos diferentes, as curvas 2 e 3 eram abertas, enquanto 1 e 4 eram fechadas.
Siga o Racemotor no: