Contagem regressiva para a largada do Sertões BRB 2024. Na próxima sexta-feira (23), às 8h, em Brasília, a primeira moto larga para o Prólogo que abre a disputa de nove dias, oito etapas e 3.704km atravessando o coração do Brasil. Nas duas rodas, aliás, a disputa pelo primeiro lugar reúne todos os ingredientes para muita emoção, com direito à presença de três campeões.
Vencedor do rally em sua primeira participação, no ano passado, o norte-americano Mason Klein busca repetir o feito com moto e equipe diferentes. Comanda agora uma CRF 450RX da equipe oficial Honda Racing. A participação nas etapas do Brasileiro de Rally Raid no primeiro semestre o ajudou a se adaptar ao equipamento e ainda mais aos diferentes tipos de terreno brasileiros. O californiano, dono de um título mundial na categoria Rally 2, mostrou ser preciso na navegação e veloz mesmo quando foi o primeiro a largar, sem as referências e rastros dos demais competidores.
Adrien Metge também sabe bem o que é conquistar o Sertões BRB. O francês, com a Yamaha WR 450F da equipe IMS Yamaha, foi o melhor da edição 2021 e, neste ano, está invicto no Brasileiro. Chega igualmente motivado e preparado para encarar o desafio deste ano. Na mesma equipe está o catarinense Ricardo Martins, vencedor em 2020.
Outro destaque estrangeiro, Martin Duplessis (Honda CRF 450RX / Honda Racing) considera um sonho vencer o maior rally das Américas. Além disso, pretende manter o retrospecto de pódios na prova. Atual campeão latino-americano – o Sertões BRB é a segunda etapa da competição deste ano –, o argentino diz estar em seu melhor momento e espera usar a intimidade com o piso de areia, presente ao longo do roteiro, para avançar na classificação.
Os brasileiros também chegam fortes e prometem uma luta à parte pela categoria Moto 2, de olho ainda em um lugar no pódio da classificação geral. No ano passado, o catarinense Gabriel Bruning (Yamaha WR 450F / IMS Yamaha) mostrou toda a sua evolução ao completar o rally atrás apenas de Klein. Outro representante da nova geração, o mineiro Gabriel Soares, o Tomate (Honda CRF 450RX / Honda Racing) é o atual campeão brasileiro e busca vencer pela primeira vez em sua classe.
Espaço também para a participação feminina, com dois nomes cheios de experiência e conquistas. Moara Sacilotti (Yamaha WR 450F / Musa – Caminhos da Serras) faz sua 24ª participação no Sertões BRB de olho em mais uma vitória. Em 2022, na edição dos 30 anos, ela dominou a categoria Over 45. No ano passado, foi a terceira. Já Janaína Souza (Yamaha Ténéré 700 / MSL), radicada em Portugal, tem no currículo um título mundial feminino de Rally Baja e vai marcar a estreia no Brasil da nova versão de um modelo lendário dos ralis.
Self by Motul
O Sertões BRB 2024 marca ainda o retorno da Self by Motul, que reúne os amantes de um desafio ainda mais extremo. Nesta disputa à parte (os pilotos também estão inscritos nas categorias do regulamento da Confederação Brasileira de Motociclismo), apenas os próprios participantes podem fazer a manutenção das motocicletas, com ferramentas fornecidas pela categoria. Além disso, todos dormem em barracas na Vila Sertões. A coordenação técnica da Self by Motul está com um nome que conhece bem os segredos para andar forte nessas condições: Marco Antônio Pereira, tricampeão da Self (2020 a 2022) e seu Txai Rally Team. A organização está a cargo do Instituto Sertões, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Quadriciclos
Alto nível técnico também entre os quadriciclos. Atual campeão, o cearense Wescley Dutra terá um adversário de respeito para se manter no alto do pódio: o maranhense Marcelo Medeiros. Tetracampeão (2012/2015/2019/2020), ele está de volta ao Sertões BRB após um ano ausente. Medeiros venceu três etapas do Dakar 2024 e tem se destacado nas principais provas internacionais da modalidade.
Siga o Racemotor no: