A edição do Sertões BRB 2024 chegou ao fim consagrando não apenas os melhores na classificação geral dos carros, motos, quadriciclos e UTVs. A disputa ao longo do percurso de 3.700 km atravessando Distrito Federal, Goiás, Bahia, Tocantins e Minas Gerais também se deu nas várias categorias das diferentes modalidades. Elas levam em conta o grau de preparação dos veículos e, no caso das motos e UTVs inscritos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), também a faixa etária dos pilotos.
Sobre duas rodas, se o francês Adrien Metge (Yamaha) foi o melhor no acumulado (vencendo também a categoria Moto 1), outros cinco pilotos foram ao alto do pódio em Brasília. O mineiro Gabriel Soares, o Tomate (Honda) ficou com o título na Moto 2. Augusto Soares (Gatto Racing) venceu na Moto 3, enquanto Luciano de Menezes (Matos Racing Rally) levou na Over 45. Tiago Wernersbach (Honda) foi o primeiro na Brasil.
Premiação ainda na Self by Motul, uma disputa à parte envolvendo os pilotos que se inscreveram com a missão de cuidar também da manutenção das próprias motos sem a ajuda de mecânicos, dormindo em barracas. Jean Michel Zuchelli ficou com a vitória entre os ‘guerreiros do Sertões’.
Felipe Fraga
Nos UTVs, os campeões gerais Deni do Nascimento / Gunnar Dums (Bompack Racing) também conquistaram o troféu na categoria UTV1. Na UTV2, Felipe Fraga mostrou ser tão rápido na terra e na areia quanto no asfalto. O mais jovem campeão da história da Stock Car, destaque em campeonatos internacionais como a IMSA (Endurance) venceu ao lado do navegador Edu Bampi. Milton Júnior e Rogério Almeida (Box Adventure) terminaram em primeiro na UTV3.
Piloto radicado em Luís Eduardo Magalhães (BA), que recebeu três etapas do Sertões BRB 2024, Ricardo Basso, em dupla com Wellington Rezende (Dango Racing), festejou a primeira posição na UTV Over Pro. Jorge Wagenfuhr e Humberto Ribeiro, o Piauí (Lifesil) conquistaram a UTV Over 45, enquanto Nadimir Kayser / Robson Schuinka (Chico Racing) foram os melhores na UTV Over 55.
Entre os carros, os regulamentos do Brasileiro de Rally Raid e do Sertões Series adotaram este ano a nomenclatura de categorias usada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o Mundial de Rally Raid (W2RC). Tricampeões na geral, Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota Gazoo Racing) venceram também a Ultimate T1+.
Na Ultimate T1 (que reúne modelos como os veículos 4×2 ou que não contam com os pneus 37 polegadas e o maior curso de suspensão dos T1+), domínio de Carlos Ambrosio / Luiz Poli (Baja Tek), com seu Century CR6. Alex Buchheim / Miguel Falcão (R.Mattheis) ficaram com o título na Ultimate BR. Mesmo caso de Cristiano Rocha / Anderson Geraldi (Accert Competições) na Ultimate Pro e de Ricardo Maia / Celso Watashi (Cajupi Rally Team) na Ultimate SP.
Renato Viana e Felipe Cançado (Accert Competições) foram campeões em dose dupla: na categoria Stock e na classe exclusiva para as Mitsubishi L 200 Triton Sport R. Lélio Carneiro e Weberth Moreira (Fifi Rally Team) levantaram o troféu na Challenger (a categoria T3 dos UTVs), enquanto Rodrigo Battistel e Giovani Bordin fizeram o mesmo na SSV (T4).
Os campeões do Sertões BRB 2024
Moto
Classificação Geral: Adrien Metge (França)
Moto 1: Adrien Metge (França)
Moto 2: Gabriel Soares
Moto 3: Augusto Sartori
Moto Over 45: Luciano de Menezes
Brasil: Tiago Wernersbach
Self by Motul: Jean Michel Zuchelli
Quadriciclos: Marcelo Medeiros
UTV
Classificação Geral: Deni do Nascimento / Gunnar Dums
UTV1: Deni do Nascimento / Gunnar Dums
UTV2: Felipe Fraga /Edu Bampi
UTV3: Milton Júnior / Rogério Almeida
UTV Over Pro: Ricardo Basso / Wellington Rezende
UTV Over 45: Jorge Wagenfuhr / Humberto Ribeiro
UTV Over 55: Nadimir Kayser / Robson Schuinka
Carro
Classificação Geral: Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio
Ultimate T1+: Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio
Ultimate T1: Carlos Ambrósio / Luiz Poli
Ultimate BR: Alex Buchheim / Miguel Falcão
Ultimate Pro: Cristiano Rocha / Anderson Geraldi
Ultimate SP: Ricardo Maia / Celso Watashi
Challenger (T3): Lélio Carneiro / Weberth Moreira
SSV (T4): Rodrigo Battistel / Giovani Bordin
Stock: Renato Viana / Felipe Cançado
Mitsubishi Triton Sport R: Renato Viana / Felipe Cançado
Siga o Racemotor no: