Quinta-feira de novidade importante para o Mundial de Endurance (FIA WEC) e à IMSA Weathertech. A Hyundai confirmou sua chegada às duas competições por meio de sua marca Genesis, como já se comentava nos bastidores. Se havia a possibilidade de desenvolver um modelo no regulamento GT3, a montadora sul-coreana optou por competir na categoria principal (Le Mans Hypercar). Vai desenvolver um protótipo LMDh – o fabricante escolhido para fornecer chassi e aerodinâmica ainda não foi revelado.
A data de estreia ainda está em aberto, mas o tempo necessário para os testes de pista (que incluem simulações de corrida capazes de preparar o equipamento e o time para encarar inclusive as 24h de Le Mans) sugere, no melhor caso, 2026 como possibilidade. Além disso, a expectativa é de que a Hyundai Motorsport se associe a um time já existente com experiência na modalidade para o running de seu LMDh – a Ganassi é o nome cogitado.
“Após avaliarmos várias opções para ampliar a visibilidade da Genesis, a LMDh surgiu como a opção mais estratégica para nós. Trata-se de uma plataforma valiosa para desenvolver tecnologias para os carros de rua. A Endurance oferece a condição ideal para mostrar a tecnologia de ponta da Genesis; sua filosofia de design e a busca pela performance em uma arena extremamente competitiva”, diz o comunicado da Hyundai.
Uma pista para o visual do Genesis LMDh (especialmente as linhas da dianteira) pode vir do Genesis X Gran Racer Vision Gran Turismo Concept, supersportivo imaginado para o game Gran Turismo e apresentado em junho.
Na Hypercar, os sul-coreanos se juntarão a Ferrari, Toyota, Peugeot, Aston Martin, Porsche, Cadillac, BMW, Lamborghini e Alpine. Os quatro primeiros contam com protótopos LMH, de chassi livre. Os demais alinham os LMDh, usando os chassis de Dallara, Oreca, Multimatic e Ligier e um kit híbrido comum. Na IMSA GTP, enfrentará Porsche, Cadillac, BMW, Acura, Lamborghini e Aston.
Siga o Racemotor no: