Novo Dallara da Super Formula faz primeiro teste no Japão

Depois de cinco anos de bons serviços e disputas emocionantes, uma das mais rápidas categorias de monopostos do planeta vai mudar de carro para 2019. A partir da próxima temporada, a Super Formula japonesa (antiga F-Nippon) colocará em ação o Dallara SF19, que substitui o SF14, sempre com a motorização Honda e Toyota. Com a expectativa de reescrever marcas e recordes graças à evolução aerodinâmica promovida pela fábrica italiana.

Nesta quarta-feira Tomoki Nojiri, um dos representantes da Honda na categoria, deu as primeiras voltas do modelo em solo japonês, mas a chuva no circuito de Fuji impediu uma referência mais próxima em relação ao modelo atual. No shakedown feito no pequeno autódromo italiano de Varano de Melegari, próximo a Parma, onde está a fábrica da Dallara, a marca anterior foi baixada em dois segundos, o que dá uma prova do imenso potencial do SF19.

Os italianos se valeram de boa parte do trabalho feito para desenvolver os novos carros da F-2 e a Haas VF-18. O bico está mais próximo do solo; as laterais ficaram mais estreitas e, à frente delas, há um generoso defletor inspirado na F-1. A carroceria do motor é ligeiramente maior que a do antecessor, enquanto a barbatana de tubarão sobre ela ficou proporcionalmente menor. A Super Formula usa motores quatro cilindros em linha turbo 2.0 com potência estimada em 560cv.

 

O SF19, no shakedown, em Varano

Dallara SF19F-NipponFujiNojirishakedownVarano
Comentários (0)
Adicionar comentários