Norte-americano da F-2 recebe punição inédita em Silverstone

Piloto de desenvolvimento da Haas e vindo de sua primeira experiência na F-Indy (substituiu o contundido Pietro Fittipaldi na rodada dupla de Detroit), o norte-americano Santino Ferrucci fez feio na corrida sprint da sétima etapa da Fórmula 2, em Silverstone, e recebeu da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) uma punição inédita: acabou banido dos próximos dois eventos da categoria.

No que era apenas a briga pela 13ª posição, Ferrucci foi considerado responsável pelo toque no companheiro da equipe Trident Arjun Maini, na Curva 4. Recebida a bandeirada, no melhor estilo Nascar, bateu na traseira do carro do parceiro, o que, segundo os próprios integrantes do time italiano, foi uma manobra premeditada. Para completar o quadro, foi flagrado pelos comissários dirigindo-se do paddock das categorias de suporte ao grid, para o alinhamento, calçando apenas uma luva e usando o celular. Como se negou a comparecer à sala dos comissários para apresentar suas justificativas, acabou punido com multa de 66 mil euros (cerca de R$ 300 mil), além de ser impedido de competir em Hungaroring e Spa-Francorchamps.

A própria Trident se manifestou nas redes sociais pedindo desculpas a Maini, além de considerar “inaceitável o comportamento antidesportivo e não-civilizado do piloto (Ferrucci) e seu pai” e prometer medidas legais para responder a “algo que nunca ocorreu em 12 anos de existência da equipe”.

A corrida de domingo foi vencida pelo alemão Max Gunther (Arden). Sergio Sette Câmara foi atingido na largada pelo canadense Nicholas Latifi, teve de trocar o bico e, como na véspera (problemas de motor), não pontuou.

Arjun MainiHaasMax Gunther. HungaroringSantino FerrucciSpa-FrancorchampsTrident
Comentários (1)
Adicionar comentários
  • Santino Ferrucci volta à Indy em tempo integral com a Foyt - Racemotor

    […] No período em que esteve fora da Indy, Ferrucci fez 13 provas da Nascar Xfinity Series com o Toyota Supra #26 da Sam Hunt Racing. Também participou de corridas de Midget. O piloto do estado de Connecticut chegou a ser afiliado da Haas, mas terminou sua trajetória na Europa de forma lamentável em 2018, ao bater de propósito no companheiro de equipe na F-2 em Silverstone. […]