Fórmula E define quarto campeão em Nova York

Nelsinho Piquet (2014/2015), Sebastien Buemi (2015/2016) e Lucas di Grassi (2016/2017). O fim de semana na Fórmula E vai definir quem se junta ao time de campeões da categoria de monopostos movidos a eletricidade, com a certeza de que se trata de um nome inédito. Se 23 pontos separam o francês Jean-Eric Vergne, da Techeetah, do inglês Sam Bird (DS Virgin), nada menos que 56 estarão em disputa na rodada dupla do ePrix de Nova York.

Pelo segundo ano consecutivo, o campeonato que conquista mais relevância no cenário do automobilismo encerra sua temporada em um palco privilegiado. Se Bernie Ecclestone tentou, sem sucesso, levar a F-1 para a Big Apple, foi Alejandro Agag, organizador da Fórmula E, a ter sucesso na missão, ajudado pelo formato de sua série, pensada para traçados urbanos de menor extensão, próximos das grandes concentrações populacionais. O circuito desenhado na região portuária do Brooklyn, com Manhattan e a Estátua da Liberdade como cenário de fundo, ganhou esse ano 300 metros de extensão (passa a ter 2.373m). E mais uma vez a promessa é de casa cheia, tanto no sábado quanto no domingo.

No que depender da regularidade ao longo da temporada, o favoritismo é de Vergne, ex-piloto da Toro Rosso no Mundial de F-1 e que vive um ano espetacular, com bons desempenhos também na endurance. Ajudado pelo powertrain da Renault, ele venceu três vezes, contra as duas de Bird, além de pontuar em todas as corridas (o inglês soma um abandono e o atual campeão Di Grassi só conseguiu somar os primeiros pontos na quinta etapa.

O ePrix de Nova York marca ainda a aposentadoria dos chassis Spark (Dallara) SRT01, que serão substituídos pelos futuristas SRT05, equipados com o Halo e com um jeitão intermediário entre monoposto e protótipo. Além disso, a partir da quinta temporada, que marcará a estreia da Nissan (no lugar da Renault) e da BMW, bem como de Felipe Massa no time Venturi, acabam as paradas para troca de carros, já que os sistemas de baterias permitirão completar toda a distância de prova.

No sábado, a qualificação começa às 12h30 (de Brasília), com a largada para a primeira prova prevista para as 16h30. Domingo os horários são, respectivamente, 12h (qualy) e 16h (corrida).

BirdBrooklynDi GrassiDS VirginePrix de Nova YorkFelipe MassaManhattanPiquetSpark SRT01TecheetahVenturiVergne
Comentários (0)
Adicionar comentários