Os destaques nas pistas do fim de semana

Mais um fim de semana de campeonatos à toda pelo mundo, com direito a campeões e vitórias consagradoras sobre duas ou quatro rodas. O Racemotor traz, para você que não acompanhou tudo o que rolou, ou estava entretido com a final da Copa do Mundo, um resumo com os destaques nas pistas e estradas pelo mundo.

Fórmula Indy

O GP de Toronto foi ainda mais movimentado que de costume, com algumas manobras mais audaciosas provocando acidentes, toques e bandeiras amarelas, o que jogou para o fundo do pelotão alguns dos favoritos, como Will Power (Penske), Ryan Hunter-Reay (Andretti) e Sebastien Bourdais (Coyne). O atual campeão Josef Newgarden cometeu erro raro numa relargada e abriu caminho para mais uma vitória do neo-zelandês Scott Dixon (Ganassi), hábil em poupar pneus e combustível e se livrar das confusões , ampliando sua liderança no campeonato. Simon Pagenaud (Penske) recebeu a bandeirada em segundo e Robert Wickens (SPM) fez a festa da torcida local com a terceira posição. Tony Kanaan (Foyt) foi mais um a se desvencilhar das armadilhas ao longo das 85 voltas pelo circuito de rua para terminar em sexto, enquanto Matheus Leist (Foyt), que chegou a andar nas primeiras posições, acabou prejudicado pela estratégia do time e terminou em 15º.

Nascar

No oval médio de Kentucky, não faltaram toques e problemas mecânicos atrapalhando alguns dos favoritos (Kyle Busch e Kyle Larson, especialmente), mas o desfecho da 19ª etapa da Monster Energy Cup Series foi mais do que conhecido: vitória (a quarta do ano) do campeão Martin Truex Jr., com o Toyota Camry #78 da equipe Furniture Row, nem um pouco acomodado apesar da vaga nos playoffs mais do que garantida. Ryan Blaney (Penske) cruzou em segundo com seu Ford, à frente do companheiro de equipe Brad Keselowski, ainda em busca do primeiro sucesso na temporada. Dificuldade para a tropa da Chevrolet – Larson, mesmo com a barra estabilizadora não funcionando como deveria, foi o melhor entre os carros com a gravatinha, em nono.

DTM

Foi necessário esperar até a quinta rodada dupla da temporada, em Zandvoort, para que a Audi festejasse sua primeira vitória no campeonato: o campeão René Rast dominou a corrida dominical na pista holandesa, conhecida pelo forte vento e pela areia trazida do mar, que dificultam o acerto das máquinas. Rast se viu isolado em meio a uma onda de BMWs e Mercedes – Gary Paffett e Paul di Resta completaram o pódio com as C63 AMG. Na véspera, os dois britânicos repetiram o resultado, mas com vitória e segundo lugar (as mesmas posições ocupadas no campeonato) e direito a Lucas Auer completando a festa da casa da estrela. O brasileiro Augusto Farfus (BMW) somou um quinto e um oitavo lugares.

Euro F3

A etapa de Zandvoort esquentou essa que é a última temporada da categoria no formato atual. O estoniano Ralf Aron (Prema) venceu as duas primeiras corridas da rodada tripla e, na última, a inversão das posições no grid acabou beneficiando o russo Nikita Troitsky (Carlin). Com um segundo e um quarto lugares, o neo-zelandês Marcus Armstrong (Prema) manteve a liderança, com 131 pontos, um a mais do que o companheiro Guan Yu Zhou, seguido de perto por Aron e pelo inglês Dan Ticktum. Mick Schumacher foi ao pódio com a terceira posição na primeira prova.

WTCR

O que deveria ser a etapa argentina da Copa do Mundo de Turismo FIA acabou transferido para o Slovakiaring, fechando a fase europeia da competição. Na primeira das três baterias, vitória surpreendente do espanhol Pepe Oriola, com o Seat Cupra da equipe Campos (o modelo é o de concepção mais antiga entre os homologados para o campeonato). Segunda e terceira provas foram dominadas pelos Hyundai i30 da equipe italiana BRC: o veterano Gabriele Tarquini comandou o pelotão na corrida intermediária, enquanto o húngaro Norbert Michelisz levou a melhor na que fechou a rodada tripla. Tarquini lidera, três pontos à frente de Yvan Muller (também de Hyundai), com Michelisz em terceiro.

Moto GP

Nove visitas a Sachsenring e nove vitórias. Se há um circuito em que o espanhol Marc Márquez é hegemônico, trata-se do traçado de Dresden (Alemanha), onde é imbatível desde os tempos das 125cc. Na nona etapa do Mundial de Moto GP, ele se livrou do colega de primeira fila Danilo Petrucci (Ducati) logo na largada e estudou o momento certo para atacar o pole Jorge Lorenzo (Ducati). E se Valentino Rossi (Yamaha) apareceu como ameaça, o espanhol deixou claro que tinha reserva para acelerar e não ser incomodado até a bandeirada. “Il Dottore” voltou a fazer bonito com a segunda posição, enquanto seu companheiro de equipe Maverick Viñales completou o pódio. Na Moto 2, primeira vitória do sul-africano Brad Binder (KTM), com o brasileiro Eric Granado, às voltas com as deficiências de sua Suter, em 21º. Outro espanhol, Jorge Martín (Honda) levou a melhor na Moto 3. O campeonato faz uma pausa de férias de três semanas para retornar na República Tcheca.

AudiDTMEuro F3Marc MárquezRastSachsenringScott DixonSlovakiaringTorontoWTCRZandvoort
Comentários (0)
Adicionar comentários