O resumo da velocidade no fim de semana

O Racemotor traz sempre um resumo das principais provas do fim de semana no Brasil e no Mundo para o amigo leitor ficar bem informado sobre o que rolou nas pistas e estradas. Com Moto GP e Mundial de Superbikes “de férias” (a primeira retorna domingo, em Brno, República Tcheca), os destaques vieram das quatro rodas, com a Indy, Fórmula 2, GP3, Europeu de F-3, Fórmula 4 italiana, Nascar e o Mundial de Rally (WRC), com a etapa da Finlândia, por décadas chamada de “Rally dos Mil Lagos”. Confira:

Indycar

Se Scott Dixon tem sido o piloto mais regular e lidera o campeonato, Alexander Rossi vem se confirmando como principal candidato a superá-lo, mais até do que o trio da Penske (o campeão Josef Newgarden, Will Power e Simon Pagenaud). Em Mid-Ohio, o ex-piloto da Marussia na F-1 largou na pole e, com uma estratégia arriscada, fazendo uma parada a menos do que os rivais, levou o Dallara Honda #27 da Andretti Autosport à primeira posição, superando Robert Wickens (SPM), Power, Newgarden e Dixon. Destaque para a corrida de Sebastien Bourdais (Coyne), que largou em último para receber a bandeira em sexto. Os três brasileiros em ação tiveram um domingo para esquecer. Com problemas de acerto. Tony Kanaan (Foyt), Matheus Leist (Foyt) e Pietro Fittipaldi (Coyne) terminaram, respectivamente, em 18º, 19º e 23º.

Fórmula 2

No duelo britânico entre George Russell e Lando Norris pela liderança da categoria, melhor para o segundo em Hungaroring. Com problemas no carro, o piloto da ART Grand Prix teve de trocar a segunda fila no grid pela partida dos boxes e abandonou na 11ª volta da corrida longa, sábado. A chuva embaralhou as posições na ponta e, depois de uma sequência impressionante de voltas de Norris, o holandês Nyck de Vries mostrou ter pneus mais conservados para atacar no fim e vencer. Depois de conquistar a primeira pole na categoria, o mineiro Sérgio Sette Câmara vinha em terceiro duelando com o italiano Antonio Fuoco, mas um toque (e a punição dos comissários) o fez terminar em sétimo. Na prova sprint, domingo, o mineiro se recuperou com uma suada terceira posição, à frente de Norris – o tailandês Alexander Albon (DAMS) cruzou a linha em primeiro, seguido por Luca Ghiotto (Campos Vexatec). Russell ainda somou um ponto e tem 12 de vantagem para Norris. Sette Câmara é o sétimo, com o quarto lugar na alça de mira já em Spa-Francorchamps.

Europeu de F-3

A visita do campeonato a Spa-Francorchamps, como parte da programação das 24h (o desfecho você confere AQUI) trouxe um momento de grande emoção, três vencedores diferentes e mudanças na liderança. Na primeira prova da rodada tripla, melhor para o indiano Jehan Daruvala, com o Dallara-VW da Carlin. Troco do britânico Dan Ticktum (Motopark) na segunda corrida. A terceira foi marcada pela inédita vitória de Mick Schumacher, com o carro da Prema, exatamente no traçado em que o pai estreou no Mundial de Fórmula 1, em 1991. A liderança está com outro piloto da Prema, o neozelandês Marcus Armstrong, um ponto à frente de Ticktum (154 a 153).

GP3

A alternância entre os vencedores tem sido a marca na categoria e não foi diferente na etapa húngara. A primeira corrida do fim de semana foi dominada pelo russo Nikita Mazepin (ART), seguido pelo italiano Leonardo Pulcini (Campos) e pelo francês Anthoine Hubert (ART). Um toque com o finlandês Niko Kari acabou danificando a asa dianteira de Pedro Piquet (Trident) e deixando o filho de Nelson em 11º. Na segunda prova, domínio do francês Dorian Bocolacci (MP), seguido por Callum Ilott (ART) e pelo líder do campeonato Hubert. O brasileiro mais uma vez ficou fora da zona de pontuação, em nono.

F-4 italiana

Na visita da categoria de formação a Imola, Enzo Fittipaldi foi duas vezes ao pódio (conseguiu um segundo, um terceiro e um quarto lugares na rodada tripla), mas perdeu momentaneamente a liderança do campeonato para Leonardo Lorandi (BhaiTech), que venceu duas vezes (239 a 223). Quem também visitou o alto do pódio foi outro italiano, Federico Malvestiti (Jenzer).

Nascar

Os playoffs se aproximam e, na visita da categoria ao “Tricky Triangle” de Pocono, a agitação maior esteve na véspera da corrida, fora da pista. Nada menos que 13 carros (entre os quais os de Kevin Harvick, Jimmie Johnson, Aric Almirola e Clint Bowyer) não passaram pelas inspeções técnicas, alguns três vezes, com direito a perda de pontos, largada no fim da fila e suspensão dos respectivos car chiefs. Se o mexicano Daniel Suárez (Toyota/JGR) herdou a pole, foi seu companheiro de equipe Kyle Busch a receber a bandeirada em primeiro, pela sexta vez no ano.

Mundial de Rally

A etapa finlandesa, com especiais de média horária superior a 130km/h em estradas de terra cercadas por imensas árvores e valetas que não permitem o menor erro mais uma vez premiou um “especialista”. Desta vez não um piloto da casa, mas o “vizinho” Ott Tanak, com o Toyota Yaris WRC da equipe oficial Gazoo Racing. Ao lado do navegador Martin Jarveoja, ele soube se valer da posição de partida favorável para abrir uma pequena vantagem na sexta-feira, ampliando-a no sábado e controlando os principais adversários no domingo. O noruguês Mads Ostberg colocou novamente a Citroën em destaque com a segunda posição, a 32s7 do vencedor, com Jari-Matti Latvala (Toyota) completando o pódio. Os principais candidatos ao título fizeram provas discretas e de recuperação: o penta Sebastien Ogier (Ford Fiesta) terminou em quinto e o líder do WRC, Thierry Neuville (Hyundai I20) foi o nono.

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