Mazda encerra apoio ao programa Road to Indy

Depois de nove anos, o programa de formação de pilotos (ou a fileira) Road to Indy terá de contar com novo patrocinador. A Mazda, montadora japonesa que hoje suporta a US F-2000, a Pro Mazda e a Indy Lights, confirmou que encerrará o suporte às categorias de acesso em Portland, quando se encerra a temporada das duas primeiras. A empresa, representada de forma oficial pela Joest Racing com um time na IMSA WeatherTech Series e promotora de um campeonato monomarca para seu esportivo MX-5, pretende concentrar seus esforços e verbas nas duas séries.

O último evento como patrocinadora será o Scholarship Shootout, em dezembro, uma seletiva aberta a pilotos de todo o mundo para contar com US$ 200 mil em apoio para acelerar na USF2000 em 2019. Os executivos da Mazda confirmaram que as bolsas de incentivo aos melhores deste ano serão repassadas normalmente. “Foi um período maravilhoso, mas chegou a hora de investir nas outras áreas de nosso portfólio do automobilismo. Nós somos orgulhosos por termos ajudado pilotos de talento a se tornar candidatos a vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis e na Indy como um todo. O esporte motor é parte do DNA da Mazda e continuará sendo”, garante John Doonan, o diretor da Mazda Motorsports.

Ao longo dos últimos anos, vários brasileiros aceleraram em busca dos incentivos do programa – o exemplo mais recente é o do paulista Vítor Franzoni, campeão da Pro Mazda pela Juncos Racing que, só graças ao prêmio, foi capaz de saltar para a Indy Lights. Além dele, estão nas categorias do Road to Indy na atual temporada Igor Fraga, Bruna Tomaselli e Lucas Kohl (F2000); Carlos Cunha Filho e Felipe Drugovich (Pro Mazda). A Indycar ainda não se pronunciou sobre um patrocinador substituto (atualmente a Mazda é inclusive fornecedora de motores e parceira técnica do Road to Indy, organizado pela Anderson Promotions).

 

DoonanIMSAIndy LightsIndycarJoest RacingMRTIPro MazdaUSF2000
Comentários (0)
Adicionar comentários