Mineiros prontos para encarar mais um Rally dos Sertões

Já se vão 26 anos desde que o interior do Brasil passou a ser desbravado por um rali cross-country de nível internacional, reunindo competidores de vários países e exigindo uma estrutura cada vez mais profissional.

Mesmo quem já brilhou em maratonas como o Dakar faz questão de dizer que o Rally dos Sertões nada fica a dever em termos de desafio. E os pilotos e navegadores mineiros, sobre duas ou quatro rodas, têm participação importante nessa história, com vitórias entre as motos (Felipe Zanol) e UTVs (Bruno Sperancini), além de pódios nas diversas categorias.

Pois neste sábado a caravana inicia em Goiânia um percurso de 3.607 quilômetros divididos em sete etapas rumo a Fortaleza, atravessando Goiás, Bahia, Piauí e Ceará. Teste de sobra para homens e máquinas.

E a disputa mais emocionante promete ser entre os UTVs, veículos recreativos que, em menos de uma década, se tornaram febre mundial e ganham preparação cada vez mais caprichada.

Entre os 42 inscritos, além de dois campeões do Dakar (Leandro Torres e Reinaldo Varela) estão os dois protótipos com motorização Yamaha desenvolvidos pela mineira Yoda Racing e tripulados por Gustavo Lapertosa/Fábio Zeller (navegador e mecânico) e Henrique Gutierrez/André Munhoz, ambos na classe Pro Turbo, que reúne os modelos mais potentes.

Tunico Maciel

Sobre duas rodas, o lavrense Tunico Maciel integra a equipe oficial da Honda mas, diferentemente do multicampeão Jean Azevedo e de Gregório Caselani, está inscrito na categoria Production Aberta (que permite modificações menores que as autorizadas na Super Production). Ainda assim, tem boas chances de briga pelo pódio na classificação geral. Francine Rossi, com uma KTM, acelera na Marathon, que não permite a troca de motor e outros componentes.

 

Carros
Entre os carros, o experiente Luiz Nacif, navegado por Neurivan Barbosa, encara a disputa na categoria T1 com um protótipo T-Rex. Na Pro Brasil, duas duplas mineiras aparecem como fortes candidatas à vitória. Atual campeão estadual, Lucas Teixeira estreia sua Mitsubishi L200 Triton RS, com Rafael Dias como navegador.

Outro piloto acostumado ao Sertões é Marco Túlio Lana, que faz dupla com Erick Silveira, também na Pro Brasil, com uma Mitsubishi Triton Evolution.

Depois do prólogo, disputado no Autódromo Internacional Ayrton Senna e que definirá as posições de largada, os inscritos para o Sertões 2018 encaram de cara, a mais extensa etapa da edição, com 690 quilômetros, dos quais 300 cronometrados, até Formosa (GO). O toque internacional deste ano é garantido pelo sul-africano Gareth Woolridge, com uma Ford Ranger T1, e pelo argentino Fernando Álvarez (protótipo VW Amarok T1).

Gustavo LapertosaHenrique GutierrezHonda RacingLeandro TorresLucas TeixeiraMarco Túlio LanaTunico MacielUTVVarelaYoda Racing
Comentários (0)
Adicionar comentários