O resumo do fim de semana nas pistas do Brasil e do mundo

O Racemotor já falou sobre as etapas do Mundial de Rally (WRC) na Alemanha; do Mundial de Endurance (WEC) em Silverstone, com direito à desclassificação das duas Toyota TS050 LMP1 que haviam dominado a prova, e das 500 Milhas de Pocono, em que o grave acidente com Robert Wickens acabou deixando em segundo plano a vitória de Alexander Rossi (Andretti). Mas o fim de semana reservou ainda mais, com destaque para as quatro rodas, no Brasil e no exterior. O portal traz o tradicional resumo das segundas-feiras para quem não acompanhou o que houve de mais significativo.

Nascar

Com apenas quatro etapas restando na fase classificatória, a visita da Monster Energy Cup Series ao ‘carrossel’ de Bristol, com menos de 1 milha de extensão, ganharia importância especial. Numa temporada em que Kevin Harvick, Martin Truex Jr. e Kyle Busch têm dado das cartas, a lista de classificados para os playoffs ganhou mais um nome, e não um qualquer. Em ‘jejum’ desde as 500 Milhas de Daytona do ano passado e de saída da Stewart-Haas Racing no fim do ano, Kurt Busch garantiu mais uma vez a presença de ‘toda’ a família na briga pela Cup. Agora são apenas três as oportunidades de classificação no victory lane, ou será o caso de fazer as contas e somar pontos consistentes antes que só restem 16.

European Le Mans Series

Só não veio a pole, mas o Oreca-Gibson #26 da equipe G-Drive segue invicto na temporada da competição, que fez a preliminar do WEC em Silverstone. Jean-Eric Vergne, Roman Rusinov e Andrea Pizzitola seguem rumo ao título, depois de comandar as 4 horas de prova com uma confortável volta de vantagem sobre o Oreca da Dragonspeed (Lapierre/Hedman/Hanley). O Dallara da equipe Villorba Corse, com Felipe Nasr, teve problemas e perdeu terreno logo nas primeiras voltas. Na LMP3, triunfo para Wells/Grist/Bell, com o Ligier JSP3 da United Autosports (de Zak Bell). Mesmo com uma punição, festa entre os GTE para a Ferrari 488 JMW Motorsports de Griffin/Molina/McDowell.

Europeu de F-3

A etapa de Silverstone ajudou a esquentar ainda mais a briga por um título que, ainda por cima, é sinônimo de Superlicença e, no caso do britânico Dan Ticktum, protegido da Red Bull, pode representar a certeza de um cockpit na Toro Rosso. Com uma vitória um sétimo e um sexto lugares na pista de casa, o piloto da Motopark conseguiu abrir vantagem de 18 pontos sobre o neozelandês Marcus Armstrong (Prema Theodore). Mick Schumacher (Prema) voltou ao alto do pódio na segunda corrida da rodada tripla, enquanto a última foi dominada pelo estoniano Juri Vips (Prema).

IMSA Weathertech

O Virginia International Raceway, em Alton, recebeu apenas GTE e GTD para mais uma etapa da temporada, que acabou com um vencedor inédito. Em seu primeiro ano nas pistas, a BMW M8 finalmente deixou para trás os problemas de confiabilidade, desenvolvimento e desempenho (em boa parte graças ao Balance of Performance) para cruzar a linha na frente com Alexander Sims e Connor de Philippi, 1s323 à frente do Corvette de Jan Magnussen/Antonio Garcia. A segunda M8 da Rahal Letterman Racing completou o pódio, com Jesse Krohn/John Edwards. Na GT Daytona, domínio do Lexus RC F de Dominik Baumann/Kyle Marcelli (3GT Racing).

Stock Car

O retorno da Stock Car a Campo Grande acabou marcado por uma corrida relativamente tranquila e outra que acabou definida pelos comissários. Felipe Fraga (Cimed) abriu o fim de semana no alto do pódio depois de superar o pole Daniel Serra (Eurofarma RC) duas vezes. O esforço da primeira ultrapassagem acabou desperdiçado no pitstop quando o problema na troca de um dos pneus segurou o piloto do Tocantins. Com um ótimo carro, ele não se incomodou e voltou a assumir a primeira posição, com Serra e Max Wilson (Eurofarma RC) completando o pódio. Na segunda corrida, um acidente com César Ramos (Blau) na última curva acabou selando o desfecho da corrida. Se alguns pilotos conseguiram aproveitar a oportunidade para fazer suas paradas antes da entrada do safety car, por questão de segundos Gabriel Casagrande (Vogel), Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) e Serrinha se dirigiram aos boxes com a corrida já neutralizada e acabaram excluídos. Ricardo Zonta (Shell V-Power) levou a melhor, seguido por Cacá Bueno (Cimed) e Átila Abreu (Shell V-Power). Serra lidera com 190, seguido por Max Wilson (148) e Fraga (147).

Stock Light/Marcas

A exemplo da “irmã maior”, a Light também teve uma primeira corrida sem problemas e outra marcada por alguma confusão em Campo Grande. O brasiliense Pedro Cardoso conquistou no sábado sua primeira vitória na categoria com o carro da Carlos Alves Competições, ajudado pela quebra de Marcel Coletta, que liderava. No domingo, Raphael Reis levou o carro da Shell Racing ao alto do pódio, com a prova encerrada antecipadamente devido a um contato entre Gabriel Lusquiños e Erik Mayrink, que provocou o atropelamento de três integrantes da Motortech Competições (levados a um hospital da capital sulmatogrossense) e obrigou a direção de prova a encerrar a disputa antecipadamente, com 13 voltas. Um quinto e um terceiro lugares mantiveram Enzo Bortoleto (KTF Sports) na liderança. No Brasileiro de Marcas, com apenas seis carros em ação, dobradinha de Vicente Orige, com o Cruze da JLM.

 

acidenteBMW M8BristolCampo GrandeELMSFelipe FragaKyle BuschNascarpitstop. Virginiaplayoffs
Comentários (0)
Adicionar comentários