“Sorria, você está na Bahia”. Para a caravana do 26º Rally dos Sertões, a frase vale ‘mais ou menos’, já que a entrada em território baiano ainda é sinônimo de fim da primeira metade do desafio de 3.600 quilômetros e antecede um dos dias mais temidos do percurso que leva a Fortaleza. A quarta-feira é sinônimo de etapa maratona, em que apenas os competidores podem fazer a manutenção dos veículos ao fim do dia – serão 478 quilômetros, dos quais 355 cronometrados, entre Luís Eduardo Magalhães e Barra.
Entre Posse, ainda em Goiás, e Luís Eduardo Magalhães, mais um dia de calor, vegetação rasteira, poeira e muita velocidade, com vencedores diferentes entre motos e UTVs, mas líderes mantidos. Nas duas rodas, Jean Azevedo venceu sua primeira etapa nessa edição com a CRF450 RX da Honda Racing, menos de um minuto à frente do companheiro de equipe e melhor na classificação geral Tunico Maciel. Os dois estão separados por 6min30, o que faz prever uma luta emocionante na segunda metade do Rally. Ricardo Martins, com a Yamaha WR450 F, vem em terceiro, à frente do mineiro Túlio Malta, líder da categoria Maratona e uma das revelações da competição.
Nos UTVs, o sobrenome mais rápido da terça-feira foi o mesmo (Varela), mas o nome mudou. Saiu o pai, Reinaldo, e entrou o filho, Rodrigo, navegado por Felipe Eckel. No geral, no entanto, o atual campeão do Dakar na categoria segue tranquilo, favorecido pelos problemas que atrasaram Enrico Amarante/Breno Rezende, ampliando a diferença para 6min35. Entre os carros prossegue o domínio das Ford Ranger do X Rally Team, preparadas pela sul-africana Neil Woolridge Motorsports. E nesta quarta foi justamente Gareth Woolridge, filho de Neil, a completar a etapa em primeiro, à frente dos campeões e líderes Cristian Baumgart/Beco Andreotti, que levam a melhor na disputa doméstica com Sylvio de Barros/Rafael Capoani. Depois dos problemas iniciais que o retardaram na classificação geral, Woolridge fez elogios à etapa, comparando-a aos terrenos encontrados em Botsuana, onde normalmente compete. “Os 60 quilômetros finais foram muito rápidos – em um ponto percorremos cerca de quatro minutos a 185 km/h pelas fazendas de algodão. Foi sensacional”.
Imagens: Marcelo Machado/Fotop, Vinícius Branca/Fotop, Gustavo Epifânio/Fotop, Ricardo Leizer/Fotop e Magnus Torquato/Fotop
Rally dos Sertões
Classificação geral após a terceira etapa (extra-oficial)
Motos
1. Tunico Maciel (Honda CRF 450RX) 11h21min16
2. Jean Azevedo (Honda CRF 450RX) 11h27min46
3. Ricardo Martins (Yamaha WR450F) 11h35min11
4. Túlio Malta (Kawasaki KX450F) 11h52min13
5. Gregorio Caselani (Honda CRF 450RX) 11h55min09
UTVs
1. Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick X3) 11h51min47s
2. Enrico Amarante/Breno Rezende (Can-Am Maverick X3) a 6min35s
3. Denisio Nascimento/Idali Bosse (Can-Am Maverick X3), a 7min43s
4. Gabriel Cestari/Jhonatan Ardigo (Can-Am Maverick X3) a 12min36s
5. Adriano Benvenutti/Ricardo Rocha (Can-Am Maverick X3) a 20min00s
Carros
1. Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger NWM) 7h46min20
2. Sylvio de Barros/Rafael Capoani (Ford Ranger NWM) a 7min40
3. Rafael Cassol/ Lélio Júnior (Buggy Giaffone) a 15min36
4. Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger NWM) a 19min20
5. Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio (MEM Sherpa) a 45min08
Roteiro
4ª Etapa – Quarta-feira (22/8)
Luís Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA) – ETAPA MARATONA
Deslocamento Inicial – 123km
Trecho Especial (Cronometrado) – 355 km
Total do dia: 478 km
5ª Etapa – Quinta-feira (23/8)
Barra (BA) – São Raimundo Nonato (PI)
Trecho Especial (Cronometrado) – 401 km
Deslocamento Final – 45km
Total do dia: 446 km
6ª Etapa – Sexta-feira (24/8)
São Raimundo Nonato (PI) – Juazeiro do Norte (CE)
Deslocamento Inicial – 39 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 226 km
Deslocamento Final – 337 km
Total do dia: 602 km
7ª Etapa – Sábado (25/8)
Juazeiro do Norte (CE) – Fortaleza (CE)
Deslocamento Inicial – 168 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 200 km
Deslocamento Final – 288 km
Total do dia: 656 km
TOTAL DA PROVA: 3.601 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 2.059 km.