O resumo do fim de semana nas pistas

Perdeu o que se passou no mundo da velocidade sobre rodas no fim de semana. Então anote na agenda, ou no smartphone, que o Racemotor sempre traz, às segundas-feiras, um resumo rápido para ficar por dentro dos destaques.

Verizon Indycar Series

De volta ao calendário depois de 11 anos de ausência, a rápida pista de Portland não decepcionou: ótimo público, muitas ultrapassagens e um final surpreendente. Se a freada após a reta dos boxes já deu muito trabalho a pilotos como Emerson Fittipaldi, Michael Andretti ou Bobby Rahal, desta vez filhos e netos passaram por um susto logo na largada, quando o carro de Zach Veach tocou o de James Hinchcliffe, uma confusão que incluiu Graham Rahal e fez Marco Andretti capotar na área de escape (felizmente sem ferimentos). Com a nova bandeira verde, começava uma disputa de estratégias ajudada pelas neutralizações, em que o destaque foi a recuperação do líder do campeonato Scott Dixon (Ganassi), que se envolveu no acidente inicial mas conseguiu sair ileso. E se tudo caminhava para uma vitória de Alexander Rossi (Andretti), quem festejou foi Takuma Sato (Rahal Letterman), que saiu da última fila para conter os ataques de Ryan Hunter-Reay (Andretti), seguido por Sebastien Bourdais (Coyne). Pietro Fittipaldi fez bonito levando o #19 da Dale Coyne à nona posição, à frente do campeão Josef Newgarden. Tony Kanaan (Foyt) foi o 11º e seu companheiro Matheus Leist, mais uma vez limitado pela estratégia do time, o 14º. Dixon soma 29 pontos de vantagem para Rossi, restando apenas a etapa de Sonoma, dia 16 (pontuação dobrada).


Nascar

Quase na bacia das almas, mais um campeão se qualificou para os playoffs da Monster Energy Cup Series, com a vitória na Bojangles 500, a penúltima prova da fase classificatória do campeonato. Se os carros de Roger Penske não venciam no desafiador oval de Darlington (o “Too Tough to Tame”) desde 1975, Brad Keselowski deu fim ao jejum com o Ford #2 que reproduzia a decoração usada por Rusty Wallace nos anos 1980. Keselowski não tinha o carro mais rápido do pelotão (Kyle Larson e o #42 da Ganassi apareciam bem) mas, no último pitstop, o trabalho dos mecânicos fez com que saísse centímetros à frente do companheiro Joey Logano e de Larson, mantendo a ponta nas 15 voltas finais. Graças à pontuação, Denny Hamlin (JGR Toyota) e Aric Almirola (Stewart-Haas Ford) também se classificaram matematicamente para os playoffs. Agora, resta apenas a Brickyard 400, domingo, em Indianápolis, para quem ainda quer um lugar entre os 16 finalistas da temporada.

GP3

Mais um Piquet no alto do pódio de um fim de semana de Fórmula 1. Depois do pai, Nélson, tantas vezes, e do irmão Nelsinho, Pedro conquistou sua primeira vitória na GP3 em Monza, fazendo mais uma vez dobradinha no pódio com Giuliano Alesi, filho de Jean e companheiro na equipe Trident. Com a sétima posição na etapa da véspera, dominada pelo pole David Beckmann, também da Trident, Pedro se tornou o segundo no grid na prova de domingo e soube aproveitar bem a vantagem, depois de um duelo intenso com o holandês Richard Verschoor (MP Motorsport), o pole, resolvido apenas a três voltas do final em favor do brasileiro. Com a desclassificação de Callum Ilott e Anthoine Hubert, terceiro e quarto, por pressão irregular dos pneus, o russo Nikita Mazepin, também da ART, como os dois, foi promovido à terceira posição. Mais do que isso, encostou no campeonato, que tem Hubert com 176 pontos; Ilott e Mazepin com 174.

Mundial de Rallycross

Loheac, na França, é considerada a capital mundial do Rallycross e, para receber a oitava etapa do Mundial deste ano não foi diferente, com mais de 80 mil espectadores no circuito. Ao fim das classificatórias e semifinais, o sueco Johan Kristofferson (PSRX Volkswagen) deu mais um passo rumo ao bicampeonato, tomando na última volta da final a liderança de Matthias Ekströem, que acabou caindo para quarto, atrás de Andreas Bakkerud, com outro Audi R1 do EKS Team, e de Petter Solberg (PSRX Volkswagen). Sebastien Loeb ficou com a sexta posição à bordo do Peugeot 208 Evo.

Fórmula Academy Sul-Americana

Ainda sem conseguir reunir um grid razoável (apenas seis carros alinharam mais uma vez), a categoria surgida com os monopostos que foram da F-Futuro, de Felipe Massa, ganharam o traçado de Interlagos para a segunda etapa da temporada inaugural, e destaque para a presença do pernambucano Kiko Porto, que disputa a F-4 norte-americana ao lado de Dudu Barrichello, filho de Rubens. As vitórias, no entanto, ficaram com o paulista Pedro Lopes (acompanhado no pódio por Juan Vieira e por Porto) e com o carioca Leandro Guedes (seguido por Bruno Testa e Cássio Cortes).

 

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