Blancpain GT Series: desclassificação pelo… cartão de memória

Disputada em Nurburgring, a última etapa do Blancpain GT em sua configuração Sprint Series consagrou o italiano Raffaele Marciello (ex-integrante da academia de talentos da Ferrari, o FDA) e o inglês Michael Meadows como campeões da temporada a bordo da Mercedes AMG GT3 do time AKKA. Mas a conquista acabou ficando até em segundo plano diante do fato insólito que levou à desclassificação dos vencedores da corrida do sábado, Christian Engelhart e Mirko Bortolotti, com a Lamborghini Huracán do Grasser Racing Team (GRT).

Como acontece nas provas de GT e endurance, pilotos e equipes tentam ganhar décimos de segundo preciosos, especialmente nas operações de boxes, e mais de uma vez foram flagrados casos de quem entrava no pitlane com os cintos de segurança já desafivelados, numa tentativa de fazer a troca de comando mais ágil. Justamente por isso a SRO, organizadora da competição, passou a exigir a presença de câmeras de vídeo (no plural) capazes de filmar e registrar todo o procedimento – a regra diz que o cinto só pode ser destravado com o carro imobilizado e, da mesma forma, a volta à pista só pode ocorrer com o equipamento afivelado.

Engelhart, ao receber a bandeirada, não só soltou o cinto como tirou uma das luvas para alcançar a câmera posta à frente do volante. Mais do que isso, sacou o cartão de memória e o inutilizou, colocando o dispositivo no interior da mesma luva. Provavelmente alegaria aos comissários que por esquecimento a câmera não foi abastecida com o componente. Se esqueceu, no entanto, que as demais câmeras a bordo da Huracán #63 registraram a infração, muito provavelmente uma tentativa de esconder alguma irregularidade cometida no pitstop durante os 60 minutos de corrida. Além da desclassificação, a dupla foi impedida de correr no domingo e Engelhart, além de uma multa de 5 mil euros, está preventivamente suspenso até a análise do caso pela federação de seu país, a Alemanha (DMSB). A dupla perdeu qualquer chance de lutar pelo título geral, que inclui a pontuação da Sprint Series e da Endurance Series.

 

desclassificação BlancpainDMSBEngelhartGRTGT Sprint SeriesHuracán GT3SRO
Comentários (0)
Adicionar comentários