Mil Milhas pode voltar ao calendário brasileiro já em 2020

A mais tradicional prova em circuito do país pode deixar de ser apenas lembrança a partir de 2020. Com o aval da Federação Paulista de Automobilismo (Fasp), a promotora Elione Queiroz trabalha para a retomada das Mil Milhas já no ano que vem. A disputa, com 1.609 quilômetros de extensão, foi iniciada por Eloy Gogliano e Wilson Fittipaldi, o Barão (pai de Emerson e Wilsinho), em 1956. Desde então, foram 36 edições em meio a alguns intervalos. A última delas em 2008.

O projeto prevê a data do aniversário de São Paulo (25 de janeiro), como é tradição mas, para 2020, exigiria uma mudança. Já no fim do primeiro mês do ano, Interlagos estará à disposição do Mundial de Endurance, para a sexta etapa do FIA WEC 2019/2020 (1º de fevereiro). Assim, a proposta é, ao menos na edição de retorno, que a prova seja disputada em seguida à competição internacional.

Num primeiro momento, a ideia é resgatar o espírito original, abrindo a participação a GTs, protótipos e carros de turismo das mais variadas procedências, como um evento avulso. Elione admite, no entanto, a possibilidade de conversas com a organização do Endurance Brasil para fazer da prova uma etapa do campeonato. Assim, a competição voltaria a ganhar uma prova de maior duração – atualmente, as corridas têm, no máximo, quatro horas de extensão.

Um passo importante para o esforço foi dado nesta terça-feira (20), no encontro de Elione com o secretário de Turismo de São Paulo, Orlando Faria. A ideia é voltar a incluir as Mil Milhas no calendário oficial de eventos da cidade.

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter

Instagram

EnduranceEndurance Brasileiro
Comentários (7)
Adicionar comentários
  • Jose Medeiros

    CENTAURO MOTOR CLUBE merece Direito de Resposta sobre essa apropriação da Marca que não pertence a tal supostos organizadores para 2020, briga de gigantes!

    • racemotor

      José, até onde eu sei há o aval do clube, a marca realmente é do CMC, mas não faz sentido criar dificuldades se o evento não está sendo feito. O próprio CMC pode ser o clube organizador, por que não? A FASP não daria o aval se houvesse algum empecilho legal.

      • Pedro Rodrigo

        O CMC deixou muito tempo sem pagar o INPI ela foi la e comprou pra ela. Simples.

  • Niltão Amaral

    O CMC vai organizar a próxima etapa da FASP com Endurance Brasil em Interlagos, na qual correrão Turismo Nacional e Gold Classic… desconfio que estejam junto nessa iniciativa aí das Mil Milhas.

    • Pedro Rodrigo

      CMC nao é mais filiado a federaćao. Como eles podem estar a prova do dia 7? Sendo que ela é do IMC.

  • Thales Oliveira

    No calendário atual do Endurance Brasil já está previsto uma prova de 6h para Interlagos, mas sim, as provas ainda não passaram de 4h de duração.

  • Jose Medeiros

    Até onde sei, o CMC não realizou a prova em 2019 devido a falta dos Boxes em Interlagos, porque estava agendada para MAIO junto com a Liga Desportiva.