Mundial de Rallycross começa com campeões na frente

Fim de semana de início para mais um Mundial FIA, o de Rallycross (FIA RX). O campeonato, que parecia comprometido com a saída dos times oficiais em 2018, mantém a força com as equipes privadas, especialmente da Escandinávia. Foi justamente em Holjes, na Suécia, a largada para a temporada, com dois campeões da modalidade levando a melhor.

No sábado, em meio a uma chuva torrencial, Johan Kristofferson (melhor do mundo em 2017 e 2018) comandou um pódio com pilotos vindos do asfalto. A bordo do VW Polo WRX de sua própria equipe, o sueco foi o mais rápido na qualificação, venceu sua semifinal e levou a melhor na corrida decisiva. Superou o compatriota Matthias Ekstrom, que aceitou o convite do KYB Team JC para comandar um Audi S1 desenvolvido pelo próprio piloto, para ser campeão em 2016. Em terceiro, o alemão Timo Scheider, com um Seat Ibiza da Munnich-All Inkl.

Posições invertidas no domingo. Ekstrom largou da P4 na final e optou por fazer sua joker lap logo no início. Com um ritmo forte, garantiu a liderança quando Kristofferson também fez a passagem obrigatória pela volta mais longa. O piloto do Polo acabou punido por superar os limites da pista e caiu para terceiro, atrás de Kevin Hansen (Peugeot 208 RX/Team Hansen).

Elétricos

A etapa também marcou a estreia da série elétrica Projekt E, com modelos movidos por motores elétricos, desenvolvidos pela STARD, do piloto austríaco Manfred Stohl. O vencedor dos dois dias foi o norte-americano Ken Block, com um Ford Fiesta.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

#FIARXFIA RallycrossFIA RXMundial RallycrossrallycrossWRX
Comentários (0)
Adicionar comentários