Reviravolta na última do Império Endurance Brasil. Vitória do Porsche GT3

Quatro horas de corrida com direito a chuva, oito entradas do safety car e uma reviravolta total nos últimos minutos. As 4h do Velopark, última etapa do Império Endurance Brasil, mantiveram o suspense até a bandeirada. Mostrada não para o carro que liderava, mas para o que vinha em segundo e herdou a vitória, ao menos extra-oficialmente. Pedro Queirolo/David Muffato foram excluídos por uma irregularidade nas janelas de parada do AJR 113.

O que abriu caminho para o Porsche 911 GT3 R #55 do tricampeão da Stock Car Ricardo Maurício e de Marcel Visconde. E para o título, na geral, de Xandinho Negrão, com a Mercedes AMG GT3 #9.

A primeira metade da prova no traçado de Nova Santa Rita (RS) foi especialmente movimentada. Pole, o AJR #11 de Emílio Padron/Vítor Genz perdeu a liderança com 11 minutos de disputa, após uma rodada do primeiro. Logo em seguida, começou a chover – inicialmente mais leve. Com pouco mais de meia hora, a intensidade aumentou, provocou a batida do AJR #80 na entrada da reta e mais uma neutralização.

Com um trilho formado no traçado, Ricardinho se destacou com o #55, ajudado pelos pneus slick. Queirolo e Muffato vinham em seguida. Com o primeiro ao volante, o AJR #113 retomou a ponta, embora o objetivo da dupla fosse receber a bandeirada para assegurar os títulos na geral e na P1. Nos minutos finais, a ducha fria – segundo a direção de prova, o carro fez uma de suas paradas obrigatórias fora do tempo da janela. O que, pelo regulamento, determina a exclusão.

Queirolo atribuiu o erro a um problema na cronometragem, e garantiu que a dupla recorrerá da decisão.

Os campeões

Xandinho Negrão, que competiu com vários parceiros na temporada, assegurou ainda o título na GT3. Na GT3 Light, confirmação da conquista de Sérgio e Guilherme Ribas, com a Aston Martin Vantage #63. Léo Sanchez e Átila Abreu são os campeões da GT4 (Mercedes AMG #15), enquanto Tuca Antoniazzi (Mercedes CLA AMG) levou na GT4 Light.

Aldoir Sette (MRX #7) ficou com a taça na P3. Na P2, Lucas Kohl, Hardy Kohl e Ruben Ghisleni (MRX #44) já largaram com o título assegurado. E, na P1, a festa acabou sendo de Henrique Assunção e Fernando Fortes, com o AJR #175.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

#GT3#GT4AJRBrasileiro EnduranceEndurance BrasilGT3Império Endurance BrasilPorsche 911 GT3 Rprotótipo AJR
Comentários (0)
Adicionar comentários