Mundial de Rally vai adotar combustível sustentável em 2022

A chegada dos sistemas híbridos nos carros da principal classe do Mundial de Rally (WRC) não será a única novidade da competição em 2022. As novas máquinas da categoria Rally 1 serão alimentadas já na próxima temporada com um combustível sustentável, sem nenhum componente fóssil. O acordo foi firmado por três anos entre a FIA e a P1 Racing Fuels, que venceu uma concorrência pública para desenvolver o material.

O novo combustível será produzido a partir de duas fontes: biomassa (dejetos) e hidrocarbonetos obtidos a partir de CO2 de origem atmosférica e da eletrólise de água não-potável. O desenvolvimento levou quatro anos, e uma das condições foi um preço para as equipes próximo ao praticado para as atuais gasolinas de competição.

“A FIA está fortemente comprometida em encaminhar o esporte motor e a mobilidade para um futuro de baixas emissões de carbono. Com o novo combustível e a tecnologia híbrida no WRC a partir de 2022, damos um passo importante para essa nova era”, destaca o presidente da entidade máxima do automobilismo, Jean Todt. As três montadoras envolvidas na categoria – Toyota, Hyundai e Ford – já receberam amostras do combustível para os ajustes e calibragens necessárias nos motores.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

biofuelsMundial RallyP1 Racing FuelsWRCWRC 2022
Comentários (0)
Adicionar comentários