Hora de subir a montanha, na edição 99 da Pikes Peak

O domingo é dia da segunda prova mais antiga do automobilismo norte-americano, que também é a mais famosa subida de montanha do planeta. Hora de encarar as 156 curvas e os 19.980m da Broadmoor Pikes Peak International Hillclimb (PPIHC), em sua 99ª edição. Este ano a disputa volta à data tradicional, depois de ter sido adiada para agosto no ano passado por causa da pandemia. O público também retorna.

Como acontece desde 2019, a Pikes Peak não conta com nenhuma supermáquina como o protótipo Peugeot 208 de Sebastien Loeb ou o elétrico Volkswagen ID:R que deu a Romain Dumas o recorde para o percurso (7min57s148, em 2018). Uma atração à parte seria a participação de J.R Hildebrand com um Dallara da Fórmula Indy, mas o projeto do experiente piloto californiano foi adiado para 2022.

Destaques

Dumas está de volta à montanha do Colorado, desta vez com um Porsche 911 GT2RS Clubsport da tradicional equipe Champion. Chega sem o favoritismo na briga pela vitória da ‘Corrida para as Nuvens’. O campeão de 2020 Clint Vahsoltz desta vez fica de fora, mas nomes habituais da subida estão presentes, como Paul Dallenbach (Dallenbach Special), David Donohue (Porsche 911 GT2RS Clubsport. Filho de Rod Millen (cinco vezes vencedor da Pikes Peak ainda na fase com trechos de terra), Rhys Millen desta vez comanda um Bentley Continental GT3 preparado com um kit aerodinâmico de alto downforce. Busca seu terceiro título de ‘Rei da Montanha’. Três Tesla Model 3 elétricos também estão inscritos, um deles com o experiente piloto de turismo Randy Pobst.

Vencedor em 2019, o britânico Robin Shute tenta repetir o feito com seu protótipo Wolf GB08 turbo. Ele começou bem a semana da prova como o mais rápido da qualificação, que usa apenas uma parte do percurso. As subidas – uma por carro – começam às 10h (de Brasília) no domingo. A chegada está a 4.300m de altitude.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

#pikespeak#PPIHCBentley Continental GT3Pikes PeakPikes Peak 2021PPIHCRhys MillenRomain DumasTesla Model 3
Comentários (0)
Adicionar comentários