O ano de 2021 avança em seu segundo semestre e ainda há um Mundial FIA para começar. Neste fim de semana (23 a 25), o Circuito da Catalunha (Montmeló), próximo a Barcelona, abre a temporada do FIA Rallycross (RX). A modalidade em circuitos mistos terra/asfalto com baterias curtas e intensas concentra seu calendário na Europa depois de visitar o Canadá, a África do Sul, a Argentina, os Estados Unidos e Abu Dhabi em edições anteriores. E traz como principal novidade a mudança no promotor. O grupo IMG/Octogon dá lugar ao WRC Promoter, empresa criada pela Red Bull para organizar inicialmente o Mundial de Rally (WRC).
Como já acontecia nos últimos anos, não há times oficiais de fábrica. Não faltam, no entanto, nomes de respeito capazes de bater rodas (literalmente) pelas vitórias de etapas e pelo título na categoria principal. Os dois últimos campeões, aliás, fazem um tira-teima. Maior vencedor da competição criada em 2014, com três títulos (e 24 provas), o sueco Johan Kristofferson está de volta, com um Audi S1 da equipe do compatriota Matthias Ekstrom (melhor do mundo em 2016). Já Timmy Hansen, dominador em 2019, segue com o irmão Kevin no time da família. Que mantém os Peugeot 208 desenvolvidos pela fábrica francesa para a temporada 2015.
Niclas Gronholm também alinha com um dos Hyundai i20 da equipe do pai, Marcus Gronholm. No outro está o russo Timur Timerzyanov, vencedor de uma etapa em 2019. O holandês Kevin Abbring (ex-piloto Hyundai no WRC) compete com o Renault Megane do time de Guerlain Chicherit (GCK).
Bicampeão do DTM – 2008 e 2009 – o alemão Timo Scheider é outra atração, com um dos Seat Cupra da All-Inkl Motorsport, do também piloto René Munnich.
Elétricos
Com a expectativa de adotar em breve os motores elétricos também para a categoria principal, o FIA RX conta com a divisão de acesso RX2e, uma prévia da nova tecnologia. Com chassis fabricados pela sueca Olsbergs e propulsão da espanhola QEV (equivalente a 335hp) com tração integral, os carros são alinhados pela própria organização. Dez deles estarão em ação no traçado de 1.125m montado em Montmeló. O fim de semana conta ainda com as disputas do Europeu RX1 e RX3 (1.600cc 4×2).
Siga o Racemotor no: