Uma das máquinas mais lendárias do automobilismo vai ganhar uma nova vida para encarar o Mundial de Rallycross (FIA RX) 2022. No ano em que a principal categoria da modalidade se tornará elétrica (RX1e), a equipe GCK, do francês Guerlain Chicherit vai alinhar um modelo baseado no Lancia Delta, com chassi tubular e a carroceria com as formas do hatch italiano. Que venceu quatro títulos de pilotos do WRC e seis consecutivos de construtores (1987 a 1992). E traz saudade aos fãs, que sempre torceram para que a marca do Grupo FCA / Stellantis o lançasse novamente.
A GCK, que desenvolveu o Renault Megane para o FIA RX, também criou uma versão elétrica de rua do Delta através de sua divisão de projetos especiais. Agora, leva o Delta Evo-e para as pistas. Ele será equipado com o conjunto desenvolvido pela Kreisel Electric – dois motores elétricos com potência estimada em 880hp, jogados às quatro rodas. Com a curta duração das corridas, a capacidade de armazenamento das baterias será mais que suficiente.
“Escolhemos aquele que é o carro de rally por excelência, que fez todos os apaixonados sonharem, e continua popular até hoje. O automobilismo está mudando e ficamos felizes por fazer parte deste movimento”, destaca Chicherit. O ex-snowboarder que se aventurou nos rallies e agora como construtor também prepara um buggy movido a hidrogênio para o Dakar 2024.
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