Sanders e Al Attiyah dominam prólogo do Dakar 2022. Brasileiros se destacam nos UTVs

Primeiro desafio superado pela caravana do Dakar 2022. O sábado foi dia do prólogo com os primeiros 19 quilômetros cronometrados que estabeleceram a ordem de largada nas categorias para a etapa do domingo. Nas motos, o mais rápido foi o australiano Daniel Sanders (Gas Gas).

Melhor piloto do Six Days Enduro 2019, Sanders superou o chileno Pablo Quintanilla (Honda) por 20s – com a aplicação do coeficiente está um minuto à frente do rival. Ross Branch (Yamaha) e o atual campeão Kevin Benavides (KTM) vêm a seguir, com quatro marcas diferentes nas primeiras posições. Nas duas rodas, as 15 primeiras posições do prólogo são invertidas para o estágio em laço com largada e chegada em Ha’Il (333km cronometrados). Assim, o sul-africano Bradley Cox, filho de Alfie Cox, destaque nas edições africanas do Dakar, será o primeiro a partir. Danilo Petrucci (KTM) garantiu um positivo 23º tempo em sua estreia na prova.

Daniel Sanders (Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

Nos quadriciclos, o argentino Manuel Andujar (Yamaha) mostrou que começa forte na luta pelo bicampeonato. Num terreno para ele desconhecido, Marcelo Medeiros (Yamaha) ficou com a décima posição, mais preocupado em poupar o equipamento e se acostumar às condições da Arábia Saudita.

Carros e UTVs

O prólogo desafiou os competidores com um aperitivo do que vem pela frente até o dia 14: caminhos rápidos arenosos e dunas. Condições em que Nasser Al Attiyah costuma se destacar. Ao lado de Mathieu Baumel, ele venceu o estágio com a Toyota Hilux T1+ da Gazoo Racing. Superou por apenas 12s o Audi RS Q e-tron elétrico de Carlos Sainz / Lucas Cruz. Os buggies alemães passaram bem pelo primeiro teste. Com um buggy Century CR6 os sul-africanos Brian Baragwanath e Leonard Cremer ficaram com a terceira posição.

Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, também com um Century CR6, aparecem na 24ª posição, a apenas 1min31 de Al Attiyah.

Nos UTVs T4, o melhor desempenho dos brasileiros. Rodrigo Luppi e Maykel Justo (Can-Am Maverick X3/South Racing) ficaram com a terceira posição. Superados apenas pelos irmãos poloneses Marek e Michal Goczal. Em quarto lugar aparece o Can-Am Maverick de Austin Jones e Gustavo Gugelmin. Entre os T3 (protótipos e modelos de maior preparação), vantagem inicial dos norte-americanos Seth Quintero e Dennis Zenz (Overdrive OT3 / Red Bull Junior Team).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Audi RS Q e-tronBRXDakar 2022Dakar Saudi ArabiaRally Dakar 2022Rodrigo LuppiToyota Gazoo RacingWR2C
Comentários (0)
Adicionar comentários