Vitórias de Sunderland e Peterhansel no Abu Dhabi Desert Challenge

Sam Sunderland (Gas Gas), nas motos; e Stephane Peterhansel / Edouard Boulanger (Audi) entre os carros são os vencedores do Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa do Mundial de Rally Cross-Country (W2RC). O britânico confirmou o ótimo momento depois de conquistar o Dakar 2022 e garantiu a primeira posição com uma postura agressiva na última das cinco etapas. Mesmo com a vantagem de 23 segundos sobre o chileno Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda) antes do início da especial, atacou para ser o mais rápido no estágio cronometrado.

Quintanilla acabou superado na classificação final pelo companheiro de equipe Ricky Brabec. O resultado permitiu a Sunderland ampliar a vantagem no Mundial: soma 63 pontos, contra 46 do chileno da Honda.

“Foi um rally especialmente difícil pelo ritmo dos ponteiros; pelo calor e pela proximidade com o Dakar. É sempre uma prova que exige estratégia e por isso a vitória é ainda mais especial”, festejou Sunderland.

Inédita

A conquista de Peterhansel e Boulanger marca um feito inédito – é a primeira vez que um modelo movido a eletricidade (com a ajuda de um motor a combustão que apenas recarrega as baterias) domina a classificação geral de uma prova de rally cross-country. Ainda em desenvolvimento, o buggy RS Q e-tron da marca alemã não enfrentou os problemas que tiraram da briga pela vitória Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel (Toyota Hilux T1+ / Toyota Gazoo Racing) e Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (BRX Hunter / Bahrain Raid Xtreme).

Para o piloto francês, foi a oitava vitória no Desert Challenge (a primeira veio em 1996, nas motos). “Mais uma vez me diverti bastante com o carro. Não foi fácil encontrar o ritmo ideal, especialmente nos trechos de dunas, mas conseguimos avançar sem riscos desnecessários”, destacou. A Audi preferiu não se inscrever no W2RC.

O estágio desta quinta-feira foi mais uma vez dominado por Al-Attiyah e Baumel, que assim também aumentam a diferença na classificação do Mundial.

Brasil na frente

Entre os UTVs T4, os poloneses Michal Goczal e Lukasz Laskawiec (Can-Am / Cobant- Energylandia) confirmaram o título do ADDC. A quinta etapa, no entanto, teve vitória de Austin Jones e do catarinense Gustavo Gugelmin (Can-Am Factory Racing) – a dupla, após problemas no primeiro dia, terminou em quinto.

Na classe T3 (UTVs protótipos), domínio do chileno Francisco Chaleco López e do italiano Paolo Ceci, com o Can-Am da South Racing. Eles superaram Cristina Gutierrez e François Cazalet no Overdrive OT3 do Red Bull Junior Team.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Abu Dhabi Desert ChallengeADDCAudi RS Q e-tronGas GasMundial RallyMundial Rally Cross-CountryRally Cross-countryW2RC
Comentários (0)
Adicionar comentários