Camaro da Nascar vai disputar as 24h de Le Mans em 2023

Um anúncio surpreendente marcou a sexta-feira em Sebring, que recebe a primeira etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) e a segunda da IMSA Weathertech, as tradicionais 12h. Em mais um passo de aproximação entre a IMSA – que também pertence à família France, dona da Nascar –; e o Automobile Club d’Ouest (ACO), um Camaro ZL1 Next Gen da Hendrick Motorsports vai participar das 24h de Le Mans 2023 como convidado. Será o integrante do projeto Garage 56, que reserva uma das vagas no grid da clássica francesa (agora 62) a um modelo inovador, ou que não integre as categorias do WEC.

Esta não será a primeira vez em que carros da Stock Car norte-americana alinham em Le Mans. Em 1976, Bill France Sr. levou um Dodge Charger (com Hershel McGriff) e um Ford Torino, pilotado por Richard Brooks e Dick Hutcherson. Da mesma forma que agora, graças a um entendimento entre a Nascar e o ACO.

O projeto será supervisionado por Chad Knaus, hoje vice-presidente de Competições da Hendrick. E exigirá várias adaptações ao chassi que estreou este ano na Cup (e ao motor) para conseguir tempos de volta competitivos e resistir a um dia inteiro de desafio no circuito da Sarthe. O Next Gen é o passo ideal para a empreitada, já que conta com a suspensão traseira independente; o câmbio sequencial; um difusor traseiro e as rodas aro 18 com pneus de perfil mais baixo e rodas de porca única.

“Vamos levar o time de maior sucesso recente; a marca (Chevrolet) e os pneus mais vitoriosos da Nascar para a Le Mans. Desde os primeiros anos do campeonato meu pai enxergava um papel da categoria no automobilismo internacional”, disse Jim France. Já Jim Campbell, vice de Motorsports da Chevrolet, lembrou que a marca terá ano que vem pelo menos dois programas nas 24h. “Nossa equipe com o Corvette já é uma referência em Le Mans, agora teremos mais este projeto”. E ainda há a chance de alinhar o novo Cadillac LMDh na classe principal.

Opções

Com os nomes de que dispõe em sua estrutura, a Hendrick não deve ter dificuldades para escolher um trio. Pode contar até mesmo com Jeff Gordon, que já venceu as 24h de Daytona em um DPi e hoje é o principal dirigente do time. Além de Jimmie Johnson, que tem feito as etapas de longa duração da IMSA com um Cadillac da Action Express, em parceria com o time de Rick Hendrick.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Camaro ZL1 Le MansHendrick Le MansLe Mans 2023Nascar 24h Le MansNascar CupNext Gen
Comentários (0)
Adicionar comentários