Castroneves vence a Petit Le Mans e Meyer Shank leva título da IMSA

Brasil no alto do pódio da 25ª edição da Petit Le Mans, última etapa da IMSA Weathertech Sportscar, em Road Atlanta. Como já havia feito nas 24h de Daytona, Hélio Castroneves ajudou os titulares do Acura ARX-05 DPi #60, Tom Blomqvist e Oliver Jarvis, a vencer a prova e conquistar o título da categoria. Um resultado garantido a menos de meia hora do fim da prova de 10h, quando o outro Acura – o #10, da Wayne Taylor Racing, que era segundo, tocou a Mercedes AMG GT3 #57 (Winward) e danificou a suspensão traseira esquerda. Assim, deu adeus à chance do campeonato – quem chegasse na frente entre os dois levantava a taça.

“Muito feliz de ser parte dessa organização incrível. Vencemos em Daytona e agora novamente; o campeonato é da Acura, do time; de Tom e Oliver. A IMSA é assim, as coisas se definem no fim”, disse o brasileiro, que havia sido campeão em 2020, com a Penske.

A disputa pela vitória geral perdeu dois protagonistas a 51 minutos da quadriculada. De forma inacreditável, os dois Cadillacs da Ganassi – o #02, com Earl Bamber, e o #01, com Renger van der Zande –; se tocaram na freada para a Curva 1.

Pipo Derani se aproveitou dos problemas para, ao lado de Olivier Pla e Mike Conway, conquistar seu melhor resultado do ano com o Cadillac DPi V.R #31 da Whelen / Action Express: a segunda posição. O outro carro do time (#48), com Jimmie Johnson, Mike Rockenfeller e Kamui Kobayashi, terminou em terceiro.

Na LMP2, vitória do Oreca Gibson #8 da Tower Motorsport, com Louis Deletraz, Rui Andrade e John Farano, que levou também o título da categoria.

Conquista de Fraga

Na LMP3, Felipe Fraga e o Ligier JS P320 #74 da Riley Motorsport cruzaram em quarto após uma corrida complicada. Foi preciso trocar o bico em um incidente e, na metade da prova, Gar Robinson passou reto na tomada da Curva 6 e foi parar na barreira de pneus. O tempo perdido tirou qualquer chance de vencer, mas não impediu que o trio (com o holandês Kay van Berlo) garantisse o troféu da Michelin Endurance Cup, a classificação das provas de longa duração. O Ligier #36 da Andretti Autosport cruzou à frente na categoria, com Jarrett Andretti, Gabby Chaves e Josh Burdon.

Serra perde vitória

Daniel Serra também podia fazer a festa na GTD Pro, mas não foi o caso. Com o paulista ao volante e um stint final espetacular, a Ferrari 488 GT3 Evo #62 da Risi Competizione recebeu a bandeirada na frente, mas não levou. O tricampeão da Stock Car, que correu com Davide Rigon e James Calado, estourou o tempo máximo de pilotagem na marca de 8h de prova, como prevê o regulamento. Vitória herdada pelo Lexus RC-F GT3 #14 da Vasser Sullivan, com Jack Hawksworth, Kyle Kirkwood e Ben Barnicoat. Ainda assim, Serra e a Risi asseguraram o título da Endurance Cup.

Ao lado de Matt Campbell e Mathieu Jaminet, Felipe Nasr cruzou em terceiro na categoria, com o Porsche 911 GT3R #9 da Pfaff. O neozelandês e o francês já haviam garantido na largada o título da temporada.

De forma surpreendente, o Acura NSX #66 da Gradient Racing foi o melhor na GTD, com Mario Farnbacher, Kyffin Simpson e Till Bechtolsheimer, após largarem em último entre os 43 carros do grid .

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Acura ARXDaniel SerraFelipe FragaIMSA 2022IMSA WeathertechMeyer Shank RacingMichelin RacewayPetit Le Mans
Comentários (0)
Adicionar comentários