Stock Car muda regras de pitstops já a partir de Goiânia

Lições existem para ser aprendidas, e foi exatamente o que aconteceu após o acidente nos boxes de Santa Cruz do Sul, durante a nona etapa da Stock Car. Três mecânicos da equipe RCM acabaram atingidos depois do toque na pista de rolagem entre os carros de Denis Navarro (Cruze/Cavaleiro Sports) e Pedro Cardoso (Cruze/Crown II), durante a janela obrigatória de paradas.

O trabalho conjunto da Vicar; da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Associação Nacional de Equipes de Stock Car (ANESC) levou a uma série de ajustes nas regras e procedimentos de pitstops. O que valerá já a partir da rodada dupla deste fim de semana, em Goiânia.

Uma das medidas que passam a vigorar é o aumento da janela, ponto defendido desde o incidente. Assim, a tendência é de que haja menos carros nos boxes ao mesmo tempo. Além disso, a velocidade máxima no pitlane será revista, com definição após testes já na pista goiana.

Posicionamento

No procedimento de parada, os carros deverão se posicionar no máximo 1,5 metro à frente da porta do box, o que aumentará a distância para a(s) faixa(s) de rolagem. Na entrada e na saida só será possível usar o espaço dos pit imediatamente à frente e atrás.

Referências visuais estarão ao longo do pitlane para orientar o mecânico com o lollipop (pirulito) sobre a possibilidade de liberar ou não seu piloto. Se um adversário tiver superado a sinalização, o carro parado só poderá sair após sua passagem completa.

“Sempre que os acidentes ocorrem é feita uma avaliação profunda e as regras evoluem para evitar outras ocorrências. Acreditamos que, depois de validadas, as novas regras irão tornar os procedimentos de box mais seguros para todos”, avaliou Fabio Greco, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) da CBA.

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