Fórmula E anuncia novas regras e ‘reabastecimento’ em 2023

O Mundial ABB FIA da Fórmula E terá mais novidades em 2023 além dos carros, com a estreia do pacote Gen3. Por causa dele, aliás, a organização da categoria elétrica resolveu fazer ajustes nas regras para a próxima temporada. Com direito ao esperado ‘reabastecimento’, ainda em caráter de teste. As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA.

Graças às novas baterias e ao carregador rápido desenvolvido pela ABB que se conecta na parte traseira do carro, será possível adotar, em etapas na parte final do campeonato, o Attack Charge. Na prática, um pitstop de 30 segundos que garantirá autonomia para dois Attack Modes (350kW).

Desde o surgimento do pacote Gen2, os pitstops não eram mais necessários. Na primeira geração de chassi e motor, a baixa autonomia exigia inclusive a troca do carro.

Fim do Fanboost

Além disso, foi abolido o Fanboost que, por meio de votação popular na internet, escolhia pilotos para receber força extra. E cada E-Prix terá a duração definida não mais por tempo, e sim por número de voltas. Nos casos de neutralização com o safety car, o período sem disputa será compensado com voltas extras.

A Fórmula E ainda repetirá o que já é feito na Fórmula 1 e exigirá que, em dois treinos livres ao longo do ano, os times mandem à pista novatos / pilotos de teste.

Com o primeiro E-Prix de São Paulo em 25 de março, a temporada 2023 da F-E começa em 14 de janeiro, na Cidade do México. Lucas di Grassi competirá pela Mahindra, enquanto Sérgio Sette Câmara defenderá a Nio333.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

#ABBFormulaEABB FIA Formula EAttack Chargeattack modeF-E 2023FE 2023Gen3Mundial FESão Paulo E-Prix
Comentários (0)
Adicionar comentários