Eurocup-3: nova categoria para avançar na Europa

O automobilismo europeu ganha este ano mais uma opção para quem quer prosseguir carreira internacional ao sair da F4. A Eurocup-3 surge como alternativa à Fórmula Regional European Championship by Alpine (FRECA), com a promessa de custos mais baixos. A organização é dos mesmos promotores da F4 espanhola, que experimenta grande crescimento nas últimas temporadas.

O chassi da Eurocup-3 é o mesmo Tatuus F3 T-318 adotado na FRECA, na F-Regional do Oriente Médio e na W Series. Com a adoção de um pacote aerodinâmico redesenhado para resolver um problema crônico do modelo: a turbulência gerada e a dificuldade de aproximação para ultrapassagem. Asa dianteira, uma canalização de ar sob as laterais de inspiração na F-1, assim como o aerofólio traseiro, também colaboraram para uma redução de peso de 25kg em relação à FRECA.

O motor é o mesmo Alfa Romeo 1.750cc turbo preparado pela Autotecnica usado inicialmente na F-Regional Europa (e também na W Series), com 270cv e um push to pass que acrescentará 25cv extras. Os pneus serão os Hankook – a marca sul-coreana, que equipará a F4 Brasil este ano, também é a fornecedora da F4 espanhola.

A previsão é de um custo total de 450 mil euros para a temporada completa, com oito rodadas duplas. Na FRECA, os valores nos times de ponta chegam a 700 mil euros. Com direito a etapas em Spa-Francorchamps, Motorland Aragón, Monza, Zandvoort, Jerez, Estoril, Alcaniz e Barcelona. Campos Racing, MP Motorsport, Drivex e GRS Team são as equipes confirmadas. O campeonato começa na primeira semana de maio.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

EurocupEurocup 3F4 EspanhaFRECAHankookTatuus T-318
Comentários (0)
Adicionar comentários