México abre nova era da Fórmula E

O segundo fim de semana de 2023 marca o início de uma nova era para o Mundial ABB FIA da Fórmula E. O campeonato inicia sua nona temporada no Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México, com a estreia dos carros Gen3.

Máquinas ao menos na teoria bem mais rápidas, com potência máxima que chega a 350kW (equivalente a 450cv) e velocidade máxima estimada em 320km/h. E que trazem uma série de avanços como os freios traseiros ‘brake by wire’ sem discos e pinças. A missão de reduzir a velocidade das rodas traseiras é do motor elétrico principal – agora há outro junto ao eixo dianteiro, para aumentar o poder de regeneração de energia das máquinas com o chassi Spark e unidades de potência dos diversos construtores.

Novos também são os pneus: os sul-coreanos Hankook substituem os Michelin após oito anos, com um composto mais duro e resistente que os da fabricante francesa. O que tem limitado por enquanto a performance dos carros.

Mais leve que o antecessor, o conjunto trouxe dor de cabeça aos times na pré-temporada em Valência. Especialmente com o novo pacote de baterias desenvolvido pela Williams Advanced Engineering e com o sistema de freio traseiro, que falhou em algumas ocasiões e provocou sustos. Justamente por se tratar do início de um novo ciclo, a resistência mecânica pode fazer a diferença nesta primeira parte da temporada.

Este ano as corridas passam a ser disputadas por número de voltas (e não mais por tempo), com acréscimo de voltas extras em casos de Full Course Yellow ou entrada do safety car. Na segunda metade do campeonato será testado o Attack Charge, um reabastecimento rápido de energia nos pits.

Brasileiros

Mudança também para os brasileiros, que estreiam em novas equipes. Presente na Fórmula E desde o primeiro ano (2014/2015) e campeão de 2016/17, Lucas di Grassi está agora na Mahindra, também pioneira da categoria e com tradição de bons resultados. ““O carro mostrou uma boa performance nos testes, andamos no ritmo dos demais, mas isso não significa muito agora. E eu, vindo de outras equipes, sei que precisamos fazer muita coisa ainda no carro”, diz o paulista.

Já Sérgio Sette Câmara faz sua terceira temporada completa com a NIO333, primeira campeã da F-E com Nelsinho Piquet (ainda como Team China). Depois de chamar a atenção ano passado pela ótima performance com o pior carro do grid (o da Dragon Penske), o mineiro teoricamente terá trabalho mais uma vez, mas acredita em um ano de evolução. “Teremos grandes desafios, principalmente nessas primeiras etapas, mas acredito que teremos um ano de crescimento. Nosso objetivo será o de lutar para estar com regularidade na zona de pontuação”.

Sette Câmara (LAT/NIO333)

Pilotos e equipes

O grid nesta terceira edição com status de Mundial FIA mantém os 22 carros. Se a bicampeã Mercedes EQ encerrou as atividades, sua estrutura foi assumida pela McLaren, que usa as unidades de potência da Nissan e terá René Rast e o estreante Jake Hughes. O franco-argentino Sacha Fenestraz é o outro novato, na Nissan.

Depois de um ano de ausência, a ABT está de volta, agora com motorização Mahindra. Por outro lado, a Techeetah deixou a categoria – a DS, divisão premium da Citroën, se associou à Dragon, levando dois campeões: Stoffel Vandoorne (2022) e Jean-Eric Vergne (2018 e 19). Seus motores serão usados também pela Maserati – a marca que também é da aliança Stellantis se associou à MSG, até ano passado parceira da Venturi. Os carros do tridente dominaram a pré-temporada.

A Andretti passa a contar com trem de força Porsche, enquanto a Envision adota o da Jaguar.

São Paulo no calendário

O Mundial FIA ABB Fórmula E 2023 finalmente marca a estreia do campeonato em solo brasileiro. Em 25 de março, os carros elétricos vão acelerar em um traçado desenhado no entorno do Palácio de Convenções do Anhembi, região que já recebeu a Fórmula Indy (com circuito diferente). Será a sexta de 16 corridas em um calendário que também marca a estreia de Hyderabad (Índia); Cidade do Cabo (África do Sul) e Portland (Estados Unidos).

A programação do Hankook E-Prix do México começa nesta sexta às 19h30 (de Brasília), com um treino livre de meia hora. No sábado há mais uma sessão livre, seguida pela qualificação (12h40). A largada está prevista para as 17h. O Grupo Band é a nova casa da Fórmula E no Brasil – o BandSports mostra a classificação e a corrida ao vivo.

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