Yamaha domina primeiro dia do shakedown na MotoGP em Sepang

Primeiro dia de motos em ação na temporada 2023 da MotoGP e muitas novidades no domingo do shakedown em Sepang (Malásia), reservado aos pilotos de teste das cinco marcas e ao único novato deste ano (Augusto Fernandez). Em meio aos períodos de chuva, constantes no circuito próximo a Kuala Lumpur, e tempo bom, Cal Crutchlow marcou o melhor tempo com a Yamaha YZR M1: 2min01s046.

Mais do que a volta em si, um ponto destacado pela própria categoria sugere evolução para uma moto que, no ano passado, ficou devendo em termos de motor. Com uma nova versão do quatro cilindros em linha, o britânico registrou 330km/h no ponto de maior velocidade, contra os 327km/h de 2022. A máquina japonesa trouxe algumas evoluções aerodinâmicas que não estavam presentes no lançamento do time oficial Monster Energy Yamaha.

Muitas novidades também na Honda RC213V, testada pelo alemão Stefan Bradl (foto da matéria). A começar pelo novo motor V4 e os escapamentos Akrapovic (SC na moto de 2022). A carenagem aparece redesenhada, com uma entrada de ar frontal em forma de trapézio, mais baixa que a anterior. Mudaram também as aletas junto a ela, mais simples e menores. As laterais contam com uma espécie de defletor para canalizar o ar junto ao radiador e suas tubulações. E a rabeta ganhou os elementos estilo ‘estegossauro’ lançados ano passado pela Ducati.

Outra que aposta em mudanças apesar do bom desempenho da temporada passada é a Aprilia. A marca italiana levou nada menos que seis protótipos de sua RS-GP 23 e o que mais chama a atenção são os degraus nas laterais da carenagem, além da parte inferior bicuda.

Foto: MotoGP

Na campeã Ducati, outra que já foi apresentada oficialmente, Michele Pirro testou um novo desenho de carenagem para a GP23. As KTM (com Dani Pedrosa e Jonas Folger, além da moto com as cores Gasgas de Fernandez) trouxeram os novos escapes com saídas paralelas e próximas entre si junto à rabeta.

O shakedown prossegue até terça-feira. De sexta a domingo é a vez dos treinos coletivos abertos a todas as equipes e aos pilotos titulares.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

#MotoGP#MotoGPnaESPNArticleMotoGP 2023NewsArticlepré-temporada da Moto GP 2023Sepangshakedown sepangtreinos Moto GP
Comentários (0)
Adicionar comentários