Turismo Nacional inicia nova fase em Goiânia

O fim de semana que abre a temporada 2023 da Stock Car Pro Series em Goiânia também inicia uma nova fase para o Turismo Nacional. Depois de seis anos usando a motorização 1.6 multimarcas desenvolvida por diversos preparadores, o campeonato adota um novo pacote técnico, que ganhou a pista em 2022 (na classe Pro).

Entram os motores 2.0 quatro cilindros acoplados a um câmbio automático com acionamento por borboletas no volante – conjunto montado nas carrocerias de diversas marcas e modelos. Os propulsores são preparados pela Audace Tech (braço técnico do grupo que comanda a Vicar) e repassados aos times por meio de leasing. Os pneus seguem sendo semi-slicks.

A mudança levou preparadores e algumas equipes a se articularem para criar o Marcas Brasil Racing, que mantém o formato adotado pela TN até o ano passado. Se isso proporcionou uma queda no número de inscritos do Turismo Nacional, os indicativos são interessantes e, nesse primeiro momento, sugerem um grid superior a duas dezenas de máquinas. Com boas perspectivas de crescimento – a confiabilidade dos motores e sua equalização trazem a possibilidade de custos mais baixos.

A divisão das categorias retoma o formato dos primeiros anos do campeonato: A e B, com subdivisões Sênior e Rookie na segunda. Cada etapa passa a contar com seis corridas, sempre usando a inversão das primeiras filas para aumentar a competitividade. Entre os nomes confirmados estão o do catarinense Juninho Berlanda (campeão da Pro em 2022 com um Toyota Yaris); do mineiro Thiago Tambasco; dos paranaenses Nilton Rossoni e Fabrício Lançoni (campeões da Elite na temporada passada com um VW Gol da equipe de Rossoni) e do paraense radicado em Goiás Pablo Alves.

Programação

A programação da primeira etapa da Turismo Nacional será aberta na sexta-feira (31), com dois treinos livres e a classificação (16h30). No sábado a primeira largada está prevista para as 9h50, com mais três corridas (10h20, 14h10 e 14h55). As duas restantes acontecem domingo (8h50 e 13h50). Todas mostradas ao vivo no Youtube e no Facebook da categoria.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

ArticleBrasileiro TurismoMarcas 2.0NewsArticleTN 2023TNBRTurismo 2.0Turismo NacionalTurismo Nacional 2.0Vicar
Comentários (0)
Adicionar comentários