Primeira vitória de Josef Newgarden (Dallara Chevrolet #2 / Team Penske) nas 500 Milhas de Indianápolis. Sem um carro tão veloz na qualificação (foi apenas o 17°), o bicampeão da Fórmula Indy conseguiu avançar ao longo das 200 voltas pelo oval mais famoso do mundo para, após a terceira bandeira vermelha, superar Marcus Ericsson (Dallara Honda #8 / Ganassi) com uma ultrapassagem na Curva 3. Para os brasileiros, a 107ª edição do ‘Greatest Spectacle in Racing’ foi trabalhosa e não rendeu os resultados esperados. Hélio Castroneves (Dallara Honda #06 /Meyer Shank) recebeu a bandeirada em 15º, logo à frente de Tony Kanaan (Dallara Chevrolet #66 / Arrow McLaren), no que foi sua última corrida na categoria.
A Indy 500 deste ano teve um começo tranquilo, com os carros do pole Alex Palou (Dallara Honda #10 / Ganassi); de Rinus VeeKay (Dallara Chevrolet #21 / ECR) e de Felix Rosenqvist (Dallara Chevrolet #6 / Arrow McLaren) se destacando à frente. A primeira bandeira amarela só viria na volta 92, com o acidente do rookie Sting Ray Robb (Dallara Honda #51 / Dale Coyne with RWR). Ainda no segundo terço da prova, Helinho quase foi parar no muro, conseguiu evitar o toque, mas teve de fazer um pit extra que o jogou para o fundo do pelotão.
Pneu
Já com a corrida entrando na fase decisiva, foi a vez de Romain Grosjean (Dallara Honda #28 / Andretti) provocar nova entrada do safety car. Com as estratégias diferentes de pitstops, a liderança mudava de mãos, mas Pato O’Ward (Dallara Chevrolet #5 / Arrow McLaren) mostrava ter um carro bem acertado para chegar à vitória. Com 16 voltas para o fim, um susto: Rosenqvist bateu, foi acertado pelo carro de Kyle Kirkwood (Dallara Honda #27 / Andretti), que capotou e perdeu uma roda – felizmente ela parou em uma área de estacionamento. O acidente causou a primeira interrupção com bandeira vermelha.
Relargada com oito voltas para o fim e O’Ward, então em terceiro, bateu também, envolvendo o argentino Agustín Canapino (Dallara Chevrolet #78 / Juncos Hollinger) e Simon Pagenaud (Dallara Honda #60 / Meyer Shank). Nova interrupção da prova e, já na retomada, Benjamin Pedersen (Dallara Chevrolet #55 / Foyt); Ed Carpenter (Dallara Chevrolet #33 /ECR) e Graham Rahal (Dallara Chevrolet #24 / DRR with Cusick) se acharam na pista, causando a última vermelha.
O que transformou a briga pela vitória em um shootout de uma volta. A manobra perfeitamente executava de Newgarden sobre Ericsson valeu o nome na história para o piloto de Nashville. “As pessoas me perguntavam por que eu ainda não havia vencido e enxergavam isso como um fracasso. Eu queria muito vencer e sabia que éramos capazes. Foi um trabalho de equipe, e é muito bom estar aqui”, festejou.
500 Milhas de Indianápolis
Fórmula Indy 2023: sexta etapa
- (17) Josef Newgarden, Chevrolet, 200
- (10) Marcus Ericsson, Honda, 200
- (4) Santino Ferrucci, Chevrolet, 200
- (1) Alex Palou, Honda, 200
- (7) Alexander Rossi, Chevrolet, 200
- (6) Scott Dixon, Honda, 200
- (8) Takuma Sato, Honda, 200
- (16) Conor Daly, Chevrolet, 200
- (21) Colton Herta, Honda, 200
- (2) Rinus VeeKay, Chevrolet, 200
- (18) Ryan Hunter-Reay, Chevrolet, 200
- (27) Callum Ilott, Chevrolet, 200
- (25) Devlin DeFrancesco, Honda, 200
- (14) Scott McLaughlin, Chevrolet, 200
- (20) Helio Castroneves, Honda, 200
- (9) Tony Kanaan, Chevrolet, 200
- (24) Marco Andretti, Honda, 200
- (32) Jack Harvey, Honda, 199
- (30) Christian Lundgaard, Honda, 198
- (13) Ed Carpenter, Chevrolet, 197, acidente
- (11) Benjamin Pedersen, Chevrolet, 196, acidente
- (33) Graham Rahal, Chevrolet, 195
- (12) Will Power, Chevrolet, 195
- (5) Pato O’Ward, Chevrolet, 192, acidente
- (22) Simon Pagenaud, Honda, 192, acidente
- (26) Agustin Canapino, Chevrolet, 192, acidente
- (3) Felix Rosenqvist, Chevrolet, 183, acidente
- (15) Kyle Kirkwood, Honda, 183, acidente
- (23) David Malukas, Honda, 160, acidente
- (19) Romain Grosjean, Honda, 149, acidente
- (31) Sting Ray Robb, Honda, 90, acidente
- (28) RC Enerson, Chevrolet, 75, problema mecânico
- (29) Katherine Legge, Honda, 41, acidente
- entre parênteses a posição de largada
Siga o Racemotor no: