Nasr, Fittipaldi e Serra avançam à hyperpole das 24h de Le Mans

Uma qualificação intensa definiu a primeira parte do grid das três categorias para as 24h de Le Mans, quarta etapa do Mundial de Endurance 2023 (FIA WEC). A sessão de 60 minutos no circuito francês mostrou equilíbrio total tanto na Hypercar (esse ano com 16 inscritos) quanto na LMP2 e na GTE Am. E três brasileiros – um em cada –; voltarão à pista nesta quinta-feira (8) às 15h (de Brasília) para a Hyperpole, quando apenas os oito melhores carros lutam pela posição de honra.

Com o terceiro Porsche 963 LMDh oficial (Porsche Penske Motorsport), o 75#, alinhado apenas na clássica da Sarthe, Felipe Nasr garantiu a oitava marca na LMH: 3min26s589. A classe que pela primeira vez une os Hypercars e os LMDh viu os sete primeiros colocados no mesmo segundo. Com vantagem da estreante Ferrari. Os dois 499P alinhados pela AF Corse foram os mais rápidos, com o #50 na frente. Antonio Fuoco marcou 3min25s213, batendo Alessandro Pier Guidi, no #51, por 0s199.

Obrigado a carregar 37 quilos extras pelo ajuste no Balance of Performance, o melhor Toyota GR010 Hybrid (o #7) aparece em terceiro. Kamui Kobayashi fechou sua volta mais rápida em 3min25s485, seguido pelo #8, qualificado por Brendon Hartley. O Porsche 963 LMDh #5 também avança à Hyperpole.

O primeiro dos três Cadillac V-Series.R foi o sexto: o #3, da Ganassi, graças à volta de Sebastien Bourdais. Na primeira participação do time nas 24h, o #311 da Action Express será o P.13 no grid – Pipo Derani foi o encarregado de qualificar o protótipo.

Tempos decepcionantes dos dois Peugeot 9X8 – 10º e 11º –; a mais de dois segundos das Ferrari. Os três Hypercars sem sistema híbrido – os dois Glickenhaus 007 e o Vanwall Vandervell 680 –; aparecem em 12º, 14º e 15º. À frente do Porsche 963 LMDh #38 da JOTA Sport, que enfrentou problemas justamente na recuperação de energia.

LMP2 e GTE Am

Pietro Fittipaldi confirmou o ótimo momento mostrado nos testes coletivos de domingo e foi o mais rápido da LMP2 com o Oreca Gibson #28 da JOTA. O neto de Emerson marcou 3min34s751 para brigar pela pole da classe nesta quinta. Já André Negrão viveu um treino complicado com o Alpine A470 (Oreca) Gibson #35 e não foi além da 19ª marca (3min37s498).

Ferrari na frente também na GTE Am: a 488 Evo #83 da AF Corse, comandada por Alessio Rovera (3min51s877). Daniel Serra treinou com a 488 Evo #57 da Kessel Racing e garantiu o quinto tempo (3min52s439).

Dois carros não participaram da sessão, depois de se envolverem um acidente na Tertre Rouge na sessão livre. O Aston Martin Vantage #777 da D’Station rodou e foi acertado em cheio pelo Oreca Gibson #60 da Tower Motorsport. Os dois carros largarão no sábado.

Nascar

O Camaro Next Gen #24 alinhado pela Hendrick Motorsports com suporte da Nascar e da IMSA voltou a chamar a atenção. Apesar das dimensões e da aerodinâmica desfavorável, o carro da Cup devidamente adaptado às exigências do desafio foi o 38º na geral, graças à volta de Mike Rockenfeller em 3min47s976. Quase quatro segundos mais rápido que o melhor dos GTE Am. A máquina que também terá Jenson Button e Jimmie Johnson ao volante foi inscrita como parte do projeto Garage 56.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

24h de Le Mans 202324h Le MansAndré NegrãoArticleDeraniFIA WECFIA WEC 2023FittipaldiLe MansLe Mans 100NasrNewsArticleSerra
Comentários (0)
Adicionar comentários