Pista conhecida na estreia da Fórmula E em Portland

Fim de semana do quarto novo circuito na temporada do Mundial ABB FIA da Fórmula E. Depois de acelerar pela primeira vez em Hyderabad (Índia), Cidade do Cabo (África do Sul) e São Paulo, a categoria elétrica retorna aos Estados Unidos. Desta vez, a região portuária do Brooklyn, em Nova York (que passa por obras) dá lugar a Portland, no Oregon, na Costa Oeste. E se o traçado é novo para o campeonato, [é bastante conhecido dos fãs da velocidade: o Portland International Raceway.

Com 3.166m de extensão, ele recebe a Fórmula Indy desde 1984 (não foi disputado entre 2008 e 2017), com direito a seis vitórias brasileiras (duas de Emerson Fittipaldi, duas de Gil de Ferran e duas de Cristiano da Matta). Também sediou provas da American Le Mans Series e, atualmente, está no calendário da Nascar Xfinity Series. Em todas as categorias, o principal desafio é chicane ao fim da reta dos boxes, ponto habitual de acidentes nas largadas e relargadas.

Brasileiros

Para os dois representantes brasileiros, o vácuo será decisivo para administrar o gasto de energia. Lucas di Grassi (Mahindra) acredita em um E-Prix com ultrapassagens constantes. “Será um pouco como uma versão extrema de Valência (Circuito Ricardo Tormo). Então, esperamos que a corrida tenha muitas mudanças na liderança. Acho que os pilotos também aproveitarão ao máximo o vácuo. É muito importante para nós correr novamente nos Estados Unidos e estou muito feliz por ir a Portland. Estou definitivamente ansioso pela corrida.”

Sérgio Sette Câmara (NIO333) acredita na evolução de seu equipamento para conquistar um bom resultado. “A pista é bem veloz e me identifico muito com esse tipo de circuito. Nossa equipe tem evoluído bastante o desempenho dos carros e, principalmente em situações de classificação, estamos vários passos à frente do que no início da temporada. Nosso grande desafio ainda é o gerenciamento de energia durante as corridas, porém, com base em nossos testes de simulador, acredito que aqui em Portland poderemos encontrar uma situação que nos favoreça”.

Programação

Portland é a segunda pista permanente da temporada – a outra é o Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México, mas em configuração reduzida. A programação do E-Prix começa nesta sexta-feira com o primeiro treino livre (21h, de Brasília). No sábado acontecem a segunda sessão livre; a qualificação (16h40) e a corrida (21h).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

ABB FIA Formula EArticleDi GrassiFórmula EMundial Formula ENewsArticlePortland E-PrixPortland RacewaySette Câmara
Comentários (0)
Adicionar comentários