Ogier vence pela segunda vez o Rally Safari

Foi com sustos no último dia, mas Sebastien Ogier (Toyota GR Yaris Hybrid / Gazoo Racing) confirmou a vitória no Rally Safari do Quênia, sétima etapa do WRC 2023. Ao lado do navegador Vincent Landais, o octacampeão mundial foi ao alto do pódio pela terceira vez no ano – faz uma temporada parcial -, e repetiu o resultado de 2021, quando a prova queniana voltou ao calendário do Mundial. A Toyota igualou o feito do ano passado, com quatro carros nas quatro primeiras posições.

Depois de ver a vantagem os companheiros de equipe Kalle Rovanpera / Jonne Halttunen cair pela metade na SS14, Ogier atacou na especial seguinte (Oserian 1) mas, em um trecho de fesh-fesh, escapou, acertou uma árvore e danificou a traseira de seu Yaris. Ainda assim, foi o mais rápido. Com mais uma especial antes da assistência mecânica, precisou improvisar com um saco de lixo para evitar que a poeira invadisse a cabine.

Na segunda passagem pelos estágios da manhã, o francês, assim como os demais Toyota, sofreu com o alerta de superaquecimento causado pelo excesso de terra, que prejudicou a refrigeração. No power stage Hell’s Gate 2, teve o parabrisa estilhaçado por uma pedra. “Tivemos uma série de coisas para lidar; o rally poderia ter sido mais confortável para nós. Mas felizmente trouxemos o carro para casa”, resumiu Ogier.

A segunda posição permitiu a Rovanpera ampliar sua vantagem na classificação do campeonato. Elfyn Evans completou o pódio, com o japonês Takamoto Katsuta a seguir. Dani Sordo (Hyundai i20 N Hybrid / HWRT) foi o melhor representante da marca sul-coreana, em quinto. À frente de Ott Tanak, com um primeiro Ford Puma da M-Sport.

Desclassificação

Oitavo colocado após uma prova complicada, Thierry Neuville (Hyundai i20 N Hybrid / HWRT) acabou desclassificado. Os comissários que o belga entrou em especiais para fazer reconhecimentos fora dos horários previstos. Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia Evo), que herdou a posição de Neuville, foi o vencedor pelo WRC2 (carros Rally 2).

Rally Safari

Mundial de Rally 2023: sétima etapa

Classificação final

1 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h30m42.5s
2 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +6.7s
3 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m58.5s
4 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +3m23.8s
5 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +5m05.4s
6 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +9m14.4s
7 Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1 HYBRID) +16m15.7s
8 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia Rally2 evo) +26m33.4s

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

ArticleMundial raliNewsArticleRally SafariSafari RallyToyota Gazoo RacingToyota GR YarisWRC 2023
Comentários (0)
Adicionar comentários