Elfyn Evans vence o Rally da Finlândia no WRC

Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Hybrid / Gazoo Racing) passaram a fazer parte de um time restrito neste domingo: o de pilotos e navegadores de fora dos Países Nórdicos que venceram o Rally da Finlândia. Os britânicos dominaram a nona etapa do Mundial de Rally (WRC) a partir da tarde de sexta-feira, quando os companheiros de equipe e atuais campeões Kalle Rovanpera / Jonne Halttunen deram adeus à prova enquanto lideravam.

O resultado reabriu a disputa pelo título, já que Evans também venceu o power stage e, assim, conquistou a pontuação máxima do fim de semana. E diminuiu de 55 para 25 a diferença que o separa de Rovanpera.

Nas velozes estradas de terra da região de Jyväskylä, Evans manteve um ritmo forte ao assumir a ponta. Venceu sete dos oito estágios cronometrados do sábado e três dos quatro do domingo. Assim, impediu qualquer tentativa de aproximação de Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Hybrid / HWRT), que fecharam a prova na segunda posição. Com outro GR Yaris oficial, o japonês Takamoto Katsuta completou o pódio.

“Para o campeonato não foi nada mau. Lamento por Kalle, mas foi um prazer pilotar o Yaris nessas estradas incríveis. Estou realmente feliz com essa vitória”, disse Evans.

Latvala

O Rally da Finlândia marcou o retorno de Jari-Matti Latvala ao volante. Atual team principal da Toyota Gazoo Racing, o finlandês mostrou não ter perdido o talento que o levou a vencer 18 etapas do WRC. Com o também piloto Juho Hanninen como navegador, ele levou seu GR Yaris à quinta posição.

Além de Rovanpera, outros candidatos às primeiras posições ficaram pelo caminho já na sexta-feira. Um problema de motor tirou Ott Tanak / Martin Jarveoja (Ford Puma Rally 1 Hybrid / M-Sport) da disputa. Esapekka Lappi / Janne Ferm (Hyundai i20 N Hybrid / HWRT) abandonaram após acertarem uma árvore.

Com isso, vários carros da categoria Rally 2 apareceram entre os 10 primeiros da geral. O primeiro deles foi o Skoda Fabia RS Evo de Oliver Solberg / Elliott Edmondson, em sexto lugar.

Secto Rally Finland

WRC 2023: nona etapa

Classificação final

1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 2h33m11.3s
2 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +39.1s
3 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m36.7s
4 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1m41.0s
5 Jari-Matti Latvala/Juho Hänninen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +4m09.4s
6 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2) +9m33.6s
7 Sami Pajari/Enni Mälkönen (Škoda Fabia RS Rally2) +10m03.7s
8 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Fiesta Rally2) +10m37.5s
9 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) +11m11.5s
10 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia RS Rally2) +11m35.2s

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

ArticleM-SportNewsArticleRally FinlandRovanperaToyota Gazoo RacingWRC 2023WRC Finlandia
Comentários (0)
Adicionar comentários