Equipe da Nascar chega à MotoGP e assume as Aprilia da RNF Racing

Os Estados Unidos voltam a se envolver diretamente no Mundial de MotoGP como solução para a polêmica envolvendo a Cryptodata RNF Racing, time-satélite da Aprilia. A Dorna confirmou a Trackhouse Racing, time do piloto Justin Marks e do rapper Pitbull, como a responsável por alinhar as RS-GP pilotadas por Miguel Oliveira e Raul Fernandez a partir de 2024.

O time se tornou destaque da Nascar Cup Series em poucas temporadas, com direito à vitória do neozelandês Shane van Gisbergen em sua estreia (Chicago) e às presenças nos playoffs nos últimos anos. Também foi o responsável por levar Kimi Raikkonen à principal divisão da Nascar.

Time dirigido pelo malaio Razvan Razali, a RNF chegou ao grid da MotoGP como Petronas SRT e, em 2021, passou a se chamar WithU RNF, sempre com motos Yamaha. No fim do ano passado, a equipe anunciou um acordo com a Aprilia para representar a marca italiana, ajudando no desenvolvimento das RS-GP. Para isso, passou a ter a Cryptodata como patrocinadora principal.

Ao fim da temporada, a Dorna comunicou que a RNF não seguiria no grid, por descumprimento de compromissos previstos no contrato de participação por parte da Cryptodata. Com a missão de manter 22 máquinas na pista, começaram os entendimentos com a Trackhouse. Também nesta terça, a promotora do Mundial revelou que “as diferenças com a RNF e a Cryptodata foram resolvidas amigavelmente”. Dono da plataforma de criptomoedas, Bogdan Maruntis chegou a atacar a categoria nas redes sociais, antes do acordo.

Tradição

Na prática, os norte-americanos assumirão a estrutura técnica da RNF. Na apresentação oficial, as RS-GP de Oliveira e Fernandez apareceram com as cores da bandeira dos EUA, mas ainda sem patrocinadores. Além de ter vários de seus pilotos campeões mundiais – Kenny Roberts, Freddie Spencer, Eddie Lawson, Wayne Rainey, Kevin Schwantz, Kenny Roberts Jr. e Nicky Hayden -; os Estados Unidos também contaram com equipes nas 500cc/MotoGP. Roberts pai e Rainey alinharam as Yamaha oficiais. Roberts ainda desenvolveu a KR Proton, em parceria com empresas da Malásia.

“É um momento incrível para nós. Quando criamos o time, pensamos em algo global, com um toque norte-americano. Chegamos com humildade para manter essa tradição dos Estados Unidos no topo do motociclismo”, disse Marks. O esquema de cores foi pensado para homenagear Hayden, morto em 2017 quando pedalava na Itália.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

#MotoGPApriliaAprilia MotoGPAprilia RacingArticleNewsArticleTeam RNFTrackhouse ApriliaTrackhouse Racing
Comentários (0)
Adicionar comentários