Indy pune a Penske e Pato O’Ward herda vitória do GP de Saint Petersburg

Se havia alguma dúvida sobre o comportamento da Indycar (organizadora da Fórmula Indy) sob o comando de Roger Penske, ela foi desfeita nesta quarta-feira (24). A entidade desclassificou dois carros do Team Penske do GP de Saint Petersburg, primeira etapa da temporada, por uma irregularidade séria. Entre eles, o de Josef Newgarden (Dallara Chevrolet #2), que recebeu a bandeirada em primeiro. Com isso, Pato O’Ward (Dallara Chevrolet #5 / Arrow McLaren) herdou a vitória.

Scott McLaughlin (Dallara Chevrolet #3) também foi desclassificado. Já Will Power (Dallara Chevrolet #12) teve 10 pontos descontados do evento, mantendo a P.2 a que foi promovido com a punição ao colega Newgarden.

De acordo com os comissários da Indy, uma modificação nos parâmetros eletrônicos permitiu o acionamento do push to pass nos três carros antes das relargadas, ainda em regime de bandeira amarela. Pelo regulamento, o dispositivo é desabilitado nessas condições e só pode ser acionado ao cruzar a linha de largada/chegada.

Newgarden e McLaughlin se beneficiaram da “ajuda”, o que não aconteceu com Power. Por isso as punições distintas. A Indy confirmou ter descoberto a irregularidade no treino de aquecimento do GP de Long Beach e imediatamente exigiu que a artimanha fosse desativada. Ao analisar em detalhes a telemetria de Saint Petersburg, confirmou a vantagem usada pelos carros 2 e 3.

“A integridade do campeonato da Indy é fundamental para tudo o que fazemos. Se a violação não foi detectada em St. Pete, conseguimos identificá-la em Long Beach e garantimos que todos os carros estavam regulares para a prova. Neste fim de semana, em Barber, faremos novas vistorias para impedir que se repita”, destacou o presidente da Indycar, Jay Frye.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Articledesclassificação PenskeGP Saint PetersburgIndy 2024NewsArticleNTT Indycar Series
Comentários (0)
Adicionar comentários