Extreme H revela máquina e calendário para primeira temporada do campeonato

Lançada oficialmente nesta quinta-feira (27) a Extreme H, que substituirá a partir de 2025 a Extreme E, primeiro campeonato off-road internacional com propulsão elétrica. A nova série usará o hidrogênio como fonte de energia e, em seu primeiro ano, contará com cinco rodadas duplas para, em 2026, se transformar em Mundial FIA.

O buggy Odissey 21 usado atualmente dá lugar a uma máquina totalmente nova, o Pioneer 25. Como o anterior, projetada e construído pela Spark. O modelo traz um cockpit em fibra de carbono mais estreito; uma asa traseira generosa e a preocupação em garantir a refrigeração da célula de hidrogênio de 75kW. A potência máxima chega a 400kW (equivalente aos 500cv), para os 2.200 kg de peso do conjunto.

“Teremos um salto de performance significativo na comparação com o Odyssey 21. Usamos tudo o que aprendemos com ele para criar um carro mais rápido, eficiente e em condições de proporcionar uma disputa mais intensa”, garante Mark Grain, o diretor técnico da Extreme E / H.

Testes

O novo sistema de propulsão vem sendo testado desde 2022, quando a Extreme H foi anunciada. Inicialmente no modelo atual, e agora no Pioneer 25. Que será mostrado ao público acelerando pela primeira vez no X Prix da Escócia (13 e 14 de julho). O exemplar apresentado em Londres trouxe as cores da Red Bull, anunciada como a bebida energética parceira do campeonato.

“Seremos os pioneiros no uso do hidrogênio em larga escala no automobilismo. Além disso, queremos indicar o caminho para o futuro da mobilidade, em uma direção benéfica para o planeta”, destacou o fundador e CEO da competição, Alejandro Agag.

A primeira temporada da Extreme H começará em abril do ano que vem, na Arábia Saudita. Reino Unido, Itália, Alemanha e Estados Unidos serão as demais paradas do calendário, com datas e locais exatos ainda a anunciar.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

ArticleExtreme Ehidrogênio combustívelmotor hidrogênioNewsArticlePioneer 25Rally Cross-country
Comentários (0)
Adicionar comentários