Brasil na pista na primeira temporada do Pure ETCR, campeonato internacional de turismo para modelos a eletricidade criado como uma extensão do conceito TCR. Augusto Farfus vai comandar um dos Hyundai Veloster oficiais da casa sul-coreana ao lado de Jean-Karl Vernay, John Filippi e de Tom Chilton (irmão mais velho de Max). A primeira etapa da nova série acontece em Vallelunga (Itália), nos dias 19 e 20 de junho.
As três marcas envolvidas (Hyundai e Seat/Cupra, de modo oficial, e Alfa Romeo, por meio da Romeo Ferraris) contam com o mesmo motor elétrico (680kw a potência máxima, através de um Turbo Boost) e conjunto de baterias. Os conjuntos de carregamento rápido (da italiana Enel) são semelhantes aos usados na MotoE. Um dos responsáveis pelo campeonato é o paranaense Maurício Slaviero, braço-direito de Marcello Lotti (criador do conceito TCR), e também à frente do TCR South America.
As disputas acontecerão em um formato inédito: os carros serão divididos em grupos e largam lado a lado de um starting gate colocado na reta principal para provas de 2 ou 3 voltas (8 a 10km). Assim, vão avançando até as finais, que decidirão a classificação de cada etapa. Pilotos de uma mesma equipe não podem integrar o mesmo grupo na primeira série de corridas.
“Tive o privilégio de fazer boa parte dos testes de desenvolvimento com o carro e pude acompanhar o progresso da equipe e dos organizadores para trazer o projeto ao nível atual. A aceleração é impressionante, o que se espera de um carro elétrico. Ele também é muito equilibrado e com ótima dirigibilidade. Espero brigar pela ponta desde o começo”, destaca Farfus.
No vídeo abaixo você conhece o conceito do campeonato e os detalhes das máquinas que disputarão o PURE ETCR.
Siga o Racemotor no: