FIA F3 altera pontuação e inversão de grid para corrida 2
A um mês do início da temporada da F3 FIA, os organizadores da categoria de acesso anunciaram mudanças envolvendo a pontuação e a inversão de posições para o grid da segunda corrida. Numa tentativa de aumentar a competitividade e valorizar o esforço dos pilotos (30 ao todo), os 10 primeiros da corrida 2, no domingo, passam a pontuar. Até ano passado, a prova premiava os oito melhores.
Além disso, o grid invertido também sofre alteração. Se o vencedor do sábado largava habitualmente em oitavo, agora as cinco primeiras filas trocam as posições. Quem receber a bandeirada em décimo na feature race será o pole da sprint race.
Resta saber se as modificações trarão o efeito esperado, numa categoria em que ultrapassar é bem mais complicado que na F2, por exemplo. Apesar do tamanho do grid, da presença da asa traseira móvel e das mudanças feitas pela Dallara na configuração aerodinâmica dos carros, não é incomum ver provas que se transformam em ‘procissões’.
Trio da Carlin
De uma vez só a Carlin confirmou seus três pilotos para a temporada da categoria. O time britânico contará com o francês Clement Novalak, campeão do Inglês de F3 (BRDC); o norte-americano Cameron Das, que estava na Euroformula Open, e o inglês Enaam Ahmed, terceiro colocado na F3 japonesa em 2019. Outro que teve o destino revelado foi o holandês Bent Viscaal, que troca a HWA Racelab pela MP Motorsport.
A partir de domingo, o campeonato faz sua única sessão de treinos coletivos, no Bahrain, palco da primeira etapa. Em ação, Igor Fraga, com o monoposto da Charouz; e Enzo Fittipaldi, pela HWA Racelab.
Siga o Racemotor no: