Ford lança seu Raptor T1+, arma para brigar pelo Dakar 2025
O Festival da Velocidade de Goodwood (Inglaterra) marcou a apresentação da nova máquina da Ford para o rally raid. O Raptor T1+, apesar do nome e da dianteira que lembram a picape sucesso de vendas em todo o mundo, é um buggy 4×4 concebido pela M-Sport, valendo-se da experiência adquirida pela Neil Wooldrige Motorsports que, por anos, montou as Ranger V8 e V6 T1.
O objetivo do projeto foi desenvolver ao máximo a aerodinâmica e buscar uma distribuição de peso equilibrada. Na dianteira está o mais que conhecido V8 5.0 Coyote (usado inclusive em modelos brasileiros da modalidade) preparado pela Ford Performance, a divisão de competições da marca norte-americana. Os amortecedores são os Fox e a Raptor T1+ aproveita todas as possibilidades abertas no regulamento da categoria, como os pneus de 37 polegadas; os 2,3m de bitola e o maior curso de suspensão.
A expectativa da Ford é de brigar pela vitória no Dakar já em 2025. Para isso, contará com Carlos Sainz e Nani Roma, além de outros nomes a serem anunciados. E o suporte da Red Bull. O programa de testes iniciado nos últimos meses ganhará uma fase de competição, com a Baja Hungria, já em agosto, e o Rally do Marrocos, que fecha em outubro o Mundial (W2RC). Prova que marcará a estreia do Dacia Sandrider, outra novidade para a próxima temporada.
Siga o Racemotor no: