Max Verstappen confirma o tetra na Fórmula 1 com corrida discreta em Las Vegas
Mais uma façanha para Max Verstappen no Mundial de Fórmula 1. Com 27 anos, o holandês da Red Bull chegou ao tetracampeonato graças à quinta posição no GP de Las Vegas, antepenúltima etapa da temporada 2024. Depois da vitória espetacular em Interlagos, ele evitou riscos desnecessários e, ao longo das 50 voltas pelo traçado de rua da capital do jogo, se limitou a controlar Lando Norris (McLaren), único ainda com chances matemáticas de lhe tirar a coroa.
Além da festa, a conquista trouxe um justificado alívio à Red Bull, que lutou mais que o esperado para manter o número 1 com sua estrela. Depois de um começo de campeonato arrasador, com sete vitórias nos 10 primeiros GPs (corrida principal), o crescimento da McLaren e a recuperação de Ferrari e Mercedes deixaram o filho de Jos Verstappen distante do alto do pódio por 10 provas. A pontuação acumulada na primeira parte do ano, no entanto, se mostrou mais que suficiente para evitar sustos na reta final.
O próprio Verstappen resumiu bem a montanha russa em que se transformou o Mundial deste ano. “Começamos fortes, e então as coisas se tornaram difíceis. Estou muito feliz e orgulhoso de como conseguimos lidar com a situação e reagir como equipe”, afirmou. Ele se torna o sexto piloto em 75 temporadas a chegar ao quarto título, juntando-se a Juan Manuel Fangio, Alain Prost, Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Como Fangio, Schumacher e Vettel, alcançou um tetra em anos consecutivos.
Dobradinha
O GP de Las Vegas terminou com dobradinha da Mercedes. Pole, George Russell fez uma prova impecável ajudado pela estratégia da equipe de Brackley. Hamilton, por sua vez, contou com o ótimo rendimento do W15 com pneus duros para avançar no pelotão, deixando Verstappen e as Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz para trás no último stint. Sainz completou o pódio, à frente do companheiro de time, somando pontos importantes para a Scuderia na briga pelo Mundial de Construtores. A McLaren, sexta com Norris e sétima com Oscar Piastri, mantém a liderança, 18 pontos à frente da formação de Maranello.
Destaque para a oitava posição de Nico Hulkenberg (Haas) e nona de Yuki Tsunoda (Visa Racing Bulls), seguidos pelo mais uma vez discreto Sergio Perez (Red Bull). Pierre Gasly (Alpine), que largou em terceiro, viu a chance de um bom resultado comprometida pelo problema no motor que levou ao abandono, na 16ª volta.
Siga o Racemotor no: