Restam 12 pilotos em busca do título da Monster Energy Cup Series e a chuva se encarregou de deixá-los próximos no grid para a primeira etapa desta nova fase dos playoffs da competição, na “Milha Monstro” de Dover, estado de Delaware. Como não foi possível disputar a qualificação, as 12 primeiras posições na largada da Gander Outdoor 400 serão ocupadas por quem ainda sonha em levantar a taça depois da prova de Homestead, mês que vem.
Como o piloto que soma o maior número de playoff points, Kyle Busch herdou a pole com seu Toyota Camry #18 da Joe Gibbs Racing, mas o grande favorito é seu colega de primeira fila. Na primeira visita da categoria ao oval com piso de concreto, em maio, coincidentemente Kevin Harvick saiu da quarta posição para o Victory Lane, com direito à vitória em todos os estágios. E por estar 42 pontos acima da linha de corte (a pontuação entre os oito que valeria a classificação à terceira rodada dos playoffs), o campeão de 2014 corre relativamente sem pressão, ajudado pelo ótimo acerto da Stewart Haas para o Ford Fusion #4. Tanto assim que, na corrida anterior nessa pista, a segunda posição foi ocupada por outro carro da SHR, o #14, de Clint Bowyer, mais um que está entre os finalistas.
Quem não pode se dar ao luxo de administrar é o trio da Chevrolet obrigado a pontuar bem para sair da zona de eliminação. Alex Bowman, Kyle Larson e Chase Elliott (assim como Aric Almirola, com o Fusion #10) se classificaram “na bacia das almas” na caótica etapa do Roval de Charlotte e agora precisam superar os rivais imediatos. A Gander Outdoors 400 terá largada às 15h de domingo (7), horário de Brasília.